Tubarão pode ter ainda este ano um Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Animais e o Fundo Municipal de Proteção à Vida Animal. Um Projeto de Lei, proposto pelo vereador José Luiz Tancredo, foi debatido com a comunidade em uma reunião pública realizada nesta semana.
Participaram da reunião voluntários que cuidam de animais de rua, representantes de ONGs de defesa animal, das fundações de Saúde e Meio Ambiente, do Centro de Controle de Zoonoses de Tubarão, do Hospital Universitário da Unisul e outros interessados.
“Recebemos boas sugestões para o aprimoramento do projeto de lei. Até sexta-feira, ele está aberto a contribuições da comunidade. Depois, vamos encaminhar ao Executivo. Como há a criação do fundo, esta lei deve partir deste Poder. O prefeito Joares Ponticelli já indicou que é importante a criação”, coloca Tancredo.
A intenção é que o conselho possa definir as prioridades e a destinação dos recursos do fundo. Ele terá representantes de diversas entidades e da comunidade, totalizando 17 pessoas. “Podem por exemplo ser usados recursos para a melhoria e expansão do atendimento do Centro de Controle de Zoonoses. Além disso, para convênios com clínicas e com o próprio hospital da Unisul. O objetivo é oferecer atendimento da população de animais de rua, para vacinação etc.”, comenta o vereador.
Tancredo ressalta ainda que, além de recursos municipais, o fundo pode receber verbas estaduais e federais. Isso porque estão sendo criados fundos com o mesmo destino em ambas as esfera. Isso facilitará a transferência de recursos.
Com informações do Jornal Diário do Sul