Trânsito

Ordem de serviço para construção das pistas complementares é prevista para este semestre

O presidente da comissão de cadastro e licitações do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, divulgará hoje, às 11 horas, a decisão do julgamento das propostas técnica e de preços em relação a licitação dos acessos à Ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna.

Também será divulgado o resultado da análise da habilitação da primeira colocada no certame, o consórcio Setep/Setorsul. Os outros três grupos de empresas e as duas empreiteiras terão uma última oportunidade de fazer qualquer tipo de contestação.

Se isso ocorrer, as que apresentaram a menor proposta devem manifestar-se a intenção logo após a sessão. Caso não o façam, perdem este direito. Neste caso, as razões dos recursos deverão ser apresentadas no prazo de cinco dias úteis, contados a partir da data da lavratura da ata.

O prazo para apresentação de contrarrazões será também de cinco dias úteis e começará a contar imediatamente após o encerramento do tempo para recurso. O grupo Setep/Setorsul foi o primeiro classificado, com o valor mais vantajoso, de R$ 50,3 milhões.

A empresa que encabeça o consórcio já atua na duplicação da BR-101. A empreiteira foi subcontrata pelo consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco, responsável pelas obras no lote 25, entre Laguna e Capivari de Baixo.
Além disso, a empresa de Criciúma também é a executora da pavimentação da Interpraias e da segunda etapa do asfaltamento da BRN-424, que liga a comunidade do Pinheiral ao centro de Braço do Norte.

Obra visa duplicar o espaço entre Cabeçuda e Bentos

Segundo o Jornal Notisul, o processo que visa duplicar a travessia urbana de Laguna na BR-101 começou há anos. Uma licitação chegou a ser aberta, foi cancelada, novo edital foi lançado, houve dois adiamentos de datas, suspensão do processo por um mês e meio e seis erratas.

A concorrência foi lançada em 18 de outubro do ano passado e suspensa dois meses depois. O pedido partiu do Tribunal de Contas da União (TCU), com a justificativa de que fossem alteradas a Distância Média de Transporte (DMT) do material de jazida, a forma de execução da barreira de segurança dupla e o quantitativo dos serviços de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), base e sub-base.

O prosseguimento foi autorizado em 30 de janeiro. A obra será executada em um trecho de 5,1 quilômetros, na região do acesso principal a Laguna, entre a região de Cabeçuda e a comunidade de Bentos.

Dois viadutos são previstos no projeto, assim como ruas laterais para acesso à cidade, uma passarela e uma passagem inferior para pedestres. O prazo de vigência do contrato é 720 dias consecutivos, contados a partir da ordem de serviço.