Diversos servidores do Município de Lauro Müller entraram em contato com a coluna O Pensar Político para denunciar a propostas do prefeito municipal de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP), em alterar o modelo de contratação de funcionários da condição de celetista para estatutária. Segundo os trabalhadores, com a proposta, o Poder Executivo deixaria de depositar os 8% do valor do salário base referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, pago mensalmente e destinado a uma conta vinculada ao PIS/Pasep de cada trabalhador.
A proposta do prefeito, defendida como uma medida de austeridade, encontrou reações contrárias do Sindicato dos Servidores Públicos de Lauro Müller, e da sociedade civil organizada. A proposta foi rechaçada pela população e servidores, gerando incertezas até mesmo na base aliada, e o que tudo indica, não haverá outro caminho para o prefeito se não aquele de recuar. O levante da sociedade lauromüllense deixou claro a importância da comunicação política entre governo e sociedade e a diferença das naturezas na gestão entre o público e o privado. O fato serviu para ressaltar a importância do diálogo com as forças vivas da sociedade e servir de exemplo para os outros municípios.
PP-PSD
A relação entre PP e PSD é harmoniosa e diplomática. Respeitando as divergências pontuais entre PP e PSD existe muita afinidade entre as duas legendas. Basta ver os discursos do deputado Altair Silva (PP), que vem insistindo na redução e/ou extinção das ADR’s ( Agências de Desenvolvimento Regiona), posição semelhante ao do “guru” do governador Raimundo Colombo (PSD), Ubiratan Rezende.
Estratégia
O grupo que resiste ao apoio e levanta suspeitas ao projeto Merisio 2018 sustenta-se na presente tese: Faz parte da estratégia de Merisio entregar o governo do Estado e a Presidência da Assembleia Legislativa para o PMDB em 2018? É munir o inimigo!
Cidade Azul
Se continuar com a mesma agenda positiva e terminar o mandato com altos índices de aprovação, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), tem tudo para ser a mais nova grife do PP. Algo semelhante com o que aconteceu com Ângela Amin (PP), quando foi prefeita de Florianópolis.
Conexão Capital
Enquanto a cidade de Florianópolis vive momentos tensos com a COMCAP, o vereador Lino Peres (PT), quer discutir a retirada das cruzes do espaço público. O sentimento da cidade é de que existem matérias mais importantes a serem debatidas.