Várias entidades estão reunidas com o propósito de ajudar em caso de danos no município.
Uma reunião foi realizada na tarde de domingo (16), no gabinete do prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, com o objetivo de discutir as previsões de neve e frio intenso para o município a partir desta segunda (17). Várias entidades vão fazer parte da força tarefa, que será coordenada pela Defesa Civil Municipal.
Jeep Clube, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Rotary Clube, Rotaract Clube e hospital estão organizados caso aconteça problemas por causa da neve e do congelamento. O meteorologista, Ronaldo Coutinho, participou da reunião e foi enfático ao afirmar sobre os perigos de canos em residências, explicando que todas as pessoas tem que ficar em estado de atenção.
“Atenção aos turistas que vão subir a serra, é necessários utilizar anticongelante no radiador do carro. Cuidado também com os moradores de rua, pois há risco de hipotermia. Animais também necessitam de cuidado com o frio intenso”, enfatizou Coutinho.
O prefeito explicou a importância de todos estarem preparados caso aconteça imprevistos na cidade. “Nós temos a preocupação de atender o turista, mas também o joaquinense, as famílias carentes, que possam ter algum transtorno. Vamos estar preparados e pedimos que a comunidade esteja preparada caso aconteça uma neve ou congelamento”, salientou.
Atenção redobrada
A geada poderá afetar as culturas tropicais, especialmente a banana, maracujá, plantas ornamentais tropicais e pastagens nativas;
Procurar retardar o máximo que der o transplante de mudas de fumo nas áreas acima dos 300 metros.
Atenção com as máquinas agrícolas e carros em relação à água;
Turistas que vão subir a serra devem usar anticongelante no radiador do carro (caso tenha mais de um ano);
Atenção com formação de gelo nas rodovias, seja por geada intensa ou neve nas áreas altas;
Cuidado com os moradores de rua, pois há risco de hipotermia;
Animais também necessitam de cuidado com o frio intenso.
Colaboração: Wagner Urbano / On Jack