Um novo contrato foi assinado ontem para manter em operação o Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. O Governo do Estado decidiu prolongar a parceria com a Infraero, garantindo o repasse de R$ 519.734,34 por mais seis meses, para a administração e manutenção do terminal.
“Em condições normais, ele já estaria fechado”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro. Segundo ele, no fim do ano foi rompido o contrato entre Infraero, Governo do Estado e o Município de Forquilhinha.
“A Anac fez uma solicitação de cancelamento de sua homologação, já que o aeroporto estava sem administração”, explica. Diante dessa situação, foi contratada a empresa RDL Aeroportos, a mesma que está à frente do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.
“Contratamos para que ela faça a sucessão do aeroporto. Para que chame os empresários, proprietários de aeronaves, a Câmara, prefeitos, no sentido de acharmos uma equação de administração deste aeroporto, que fará com que continue fundamental, com mais de 350 pousos e decolagens por mês. Este aeroporto merece continuar”, defende o secretário.
Vampiro adianta que o aeroporto de Jaguaruna terá um caráter regional. “Mas nós, do Sul de Santa Catarina, não poderíamos perder um aeroporto desse porte, como o de Forquilhinha, que é vetor de desenvolvimento”, garante.
Com informações no Portal Notisul