A unificação e corte de aluguéis foi outra medida que auxiliou na economia.
A saúde financeira do município de Braço do Norte começa a entrar nos eixos. Mesmo com a arrecadação abaixo da expectativa, o primeiro semestre de 2017 se mostrou acima da média, resgatando a credibilidade, já que todos os fornecedores, tanto da Prefeitura quanto dos fundos municipais, estão pagos até o dia 12 de junho.
Isso se deve, de acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a uma gestão enxuta, focada na economia e no bom uso do dinheiro público. “Uma das nossas principais metas era colocar em dia o pagamento dos fornecedores e, com isso, resgatar a fama de boa pagadora da Prefeitura de Braço do Norte. Graças ao empenho de toda a equipe, conseguimos atingir nosso objetivo”, comentou.
Beto lembrou ainda que uma das primeiras medidas adotadas para economizar foi o corte de mais de 20% dos cargos comissionados. Além disso, os secretários de Assistência Social e Governo e Cidadania foram nomeados em fevereiro, já o da Agricultura foi nomeado em abril. A secretária de Assistência Social também ficou responsável pela pasta da Família e o secretário de Governo e Cidadania responde pela pasta de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.
A unificação e corte de aluguéis foi outra medida que auxiliou na economia, os contratos foram revisados e é mantido um acompanhamento mensal de todas as locações. “Já nos primeiros dias percebemos que precisaríamos cortar na carne, e o resultado tem se mostrado satisfatório, pois conseguimos, por exemplo, realizar o reajuste dos servidores públicos municipais”, citou Beto. As compras também foram centralizadas em um único local. “Ou seja, só compra-se com autorização do supervisor de compras, Wando Ceolin”, complementou.
Ele explicou que o piso dos professores passou por reajustes, que o vale alimentação teve um aumento de 25%, que o Pmaq foi reajustado em 10% e pago aos servidores da Secretaria da Saúde que tinham direito a receber o benefício e que os servidores das secretarias de Obras e Educação acessaram as progressões. “O vale alimentação não era reajustado há mais de sete anos. Já no caso do piso dos professores, a equiparação iniciou esse ano e deverá finalizar em 2018”.
Segundo Beto, mesmo com o aumento na folha de pagamento, o mês de junho foi finalizado com o índice de 45,8 %. “Também já estamos programando o pagamento da primeira parcela do 13º salário”, encerrou.
Colaboração: Suham Dellatorre – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Braço do Norte