O DNIT/SC libera nesta quarta-feira (12), em caráter definitivo, a passarela construída no km 341,8 da BR-101 Sul. A estrutura vinha recebendo trabalhos de finalização estética e para acessibilidade, com plantio de gramíneas nos taludes, instalação de defensas metálicas próximo do fluxo de veículos e instalação dos guarda-corpos. Esta é a quarta e última travessia de pedestres das obras complementares à duplicação da rodovia federal, no segmento catarinense.
Esta passagem elevada para pedestres tem 207,2 metros de extensão, contando a ligação entre as duas ruas laterais, idêntica à passagem construída no km 326. A maior de todas as quatro estruturas das obras complementares está construída no km 336, no bairro Morrotes, com 251,7 metros de ponta-a-ponta.
Este equipamento de travessia vem somar aos espaços já utilizados nos dois viadutos construídos entre o km 340 ao km 342,5 e a outras duas passagens inferiores, construídas no km 340,5 e km 343,5, durante a duplicação da rodovia. A estrutura está liberada e servirá para o aglomerado urbano do bairro São Cristóvão, em Tubarão.
A cidade tem o maior segmento de pistas inserido em trajeto urbano da duplicação, começando no km 332 (bairro Revoredo) com final no km 344,5. Somente no Morro do Formigão não há densidade de residências e pessoas, em trecho de pouco mais de mil metros.
Segurança – Todas as estruturas já liberadas têm guarda corpos laterais, com 1,12 metros de altura e rampas para acesso com inclinação suave, para circulação de portadores de necessidades motoras. As passarelas foram construídas próximo de viadutos e outras passagens de pedestres, acrescentando mais equipamentos de travessia segura aos já construídos ao longo da duplicação da rodovia. Do km 300 ao km 465 foram construídas 25 passagens inferiores para pedestres – PIPs e 17 passarelas.
Em todos os aglomerados urbanos junto à BR-101 Sul, há equipamentos de segurança como passagens inferiores para pedestres, passarelas, calçadas e faixas para garantir a segurança e conforto das pessoas que circulam a pé.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC