O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC alerta aos motoristas que a BR-101 Sul tem desvio lateral, sobre a pista de sentido Florianópolis-Porto Alegre, no km 417,5, dentro da travessia de Araranguá. A modificação no tráfego é necessária para a continuidade de instalação do projeto piloto para pesagem veicular em movimento, atividade de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina – Ufsc e a autarquia.
O desvio fica próximo do Posto de Pesagem Veicular – PPV, no bairro Polícia Rodoviária. As duas faixas de rolagem foram escavadas para a instalação do equipamento de aferição e, por isso, estão interrompidas para o fluxo da rodovia federal. Os automóveis são redimensionados para o espaço do acostamento e a modificação também ocupa parte da alça de acesso ao PPV. Toda a alteração segue a sinalização provisória de obras, que indica a interrupção com cerca de 1,5 mil metros de antecedência.
O novo sistema que está sendo implantado na BR-101 tem objetivo empregar a pesagem de veículos para carga em movimento, sendo operado de forma independente e autônomo, sem interferência humana. A tecnologia será capaz de aferir veículos transportadores de carga e passageiros quanto à velocidade, peso bruto total (PBT), peso por eixo e quantidade de eixo. Em caso de haver excesso na pesagem aferida, o sistema emite online a autuação a partir da placa do veículo, conferindo por fotografia gerada.
A fase inicial de instalação do posto integrado em Araranguá prevê a mudança de 136 metros do pavimento na BR-101 Sul, próximo do km 417,5. Nesse espaço o asfalto está dando lugar a uma camada de concreto, para testar o tipo ideal de piso para operar os sensores. A interrupção seguirá a necessidade de avanço dos trabalhos.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC