É comum encontrar vendedores ambulantes em Orleans. Na maioria das vezes, em pontos estratégicos onde há maior circulação de pessoas, abordando os pedestres na tentativa de oferecer produtos ou serviços. No entanto, o Procon de Orleans repassa orientações para que o consumidor redobre atenção e não caia em possíveis golpes.
A responsável pelo órgão, Eliete Brighente Hoffmann, destaca que os tais vendedores são jovens, naturais de outros municípios que trabalham em calçadas de ruas, principalmente, na Aristiliano Ramos, na área central. Ainda segundo ela, entre os serviços oferecidos, estão cursos, plano de celular e, principalmente, empréstimos.
Além disso, Eliete conta que visitas tem sido realizada a moradores de residências do interior do município. “As pessoas jamais devem assinar qualquer documento ou adquirir os serviços oferecidos. Em hipótese alguma, o cidadão deve repassar o número do CPF, RG, de telefone ou assinar qualquer documento. O Procon está inteiramente à disposição para auxiliar no que for necessário e as pessoas podem procurar também as instituições bancárias de sua cidade para mais esclarecimentos”, afirmou.
Recomendações aos consumidores:
1 – Antes de fechar negócio, faça pesquisa no Procon para verificar se a empresa tem registro de reclamações;
2 – Desconfie de preços abaixo da média do mercado;
3 – Verifique os dados da empresa, bem como, razão social, endereço e CNPJ;
5 – Verifique se existem registros de reclamações e se os serviços prestados são realmente confiáveis;
6 – Não assinar qualquer documento ou repassar dados pessoais;
7 – Atenção com os idosos, são as pessoas mais prejudicadas nessas situações.
Com informações de Edivaldo Lubave / Comunicação Prefeitura de Orleans