Convênio foi assinado em reunião com a reitoria nesta segunda-feira.
Um grupo de 14 estudantes da Unesc vai participar da operação “Caminhos do Sul”, do Núcleo Extensionistas Rondon, da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Eles farão parte da turma de 300 alunos de outras 15 universidades parceiras a visitar 22 municípios de Santa Catarina.
Os universitários irão até as comunidades para fazer oficinas sobre temas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção.
O convênio foi assinado pela reitoria da Unesc na tarde dessa segunda-feira (10). Segundo a reitora, Luciane Ceretta, o projeto vai ao encontro da missão da Instituição. “Nós estamos muito felizes com essa parceria, ela compõe a essência da Unesc como Universidade Comunitária. A experiência extensionista é transformadora, e contribui para a formação do aluno não apenas como profissional, mas sim, como cidadão”, ressaltou.
O coordenador do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, Afredo Balduíno Santos, afirmou que a experiência com o projeto desenvolve grandes mudanças entre os estudantes. “O contato com o conhecimento popular faz os futuros profissionais repensarem seus caminhos. Eles voltam com outro olhar, mudam a forma de tratar as pessoas. Além disso, o projeto é interdisciplinar, e faz com que os alunos conheçam e aprendam a valorizar as áreas de seus colegas parceiros”, comentou.
Também participaram da reunião, o vice-reitor Daniel Preve, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Rubem Klegues Montedo, a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes, o professor do curso de Odontologia da Unesc, Diego Anselmi Pires e o consultor do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, Antonio Carlos dos Anjos Filho, acompanhado do bolsista Maicon Vinicius Ritter.
Caminhos do Sul
A operação inicia em Paulo Lopes, e segue para os municípios integrantes das agências de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão. O nome da 13ª operação do núcleo da Udesc contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.
Saiba mais
Em 12 operações, feitas a partir de 2010, o Núcleo Extensionista Rondon da Udesc já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas, em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina. O núcleo possibilita o intercâmbio de estudantes e busca contribuir para o desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre universidade e sociedade.
Colaboração: Mayra Lima / Comunicação Unesc