Poder Legislativo

Necessidade de reforma no CEI Flavio Bussulo é abordada por vereadores de Orleans

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O Centro de Educação Infantil Flavio Bussolo, localizado na Rua Professor Maia, no bairro Lomba, foi um dos principais assuntos debatidos pelos vereadores de Orleans durante sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (10).

O assunto foi apresentado inicialmente pelo vereador Paulo Canever (PSD) e, segundo ele, o motivo são as péssimas condições do local. “Eu fui chamado na última semana pelos professores, que me mostraram o estado precário que a creche se encontra”, contou.

Em seguida, ele solicitou ao Poder Executivo que se fizesse uma vistoria no local, que segundo ele, atende atualmente aproximadamente 30 alunos. O vereador Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá, pediu um aparte e disse que tal problema se estende desde a última gestão municipal. “Só para fazer o projeto de reforma, gastaram R$ 60 mil. Então, veja bem, só para fazer o projeto custou o recurso que daria para fazer a reforma e até hoje não foi executada”, destacou.

A vereadora Mirele Cruz Debiasi Perico (PSDB) também se manifestou e disse que o assunto já está sendo visto pela Administração Municipal. “Também estive lá no centro de educação infantil e vi como estava o estado. Já é de conhecimento do prefeito, porque quando eu estive lá, eu mesma telefonei para perguntar a situação dessa creche. Existe este projeto para ser executado. Ele é do ano passado, teve alguns problemas e acredito que agora essa Administração Municipal irá fazer essa obra”, afirmou.

“Está, inclusive, sendo feito um estudo para saber se eles irão realocar as crianças da creche para outra ou se farão uma nova atrás e deixar elas ali”, acrescentou a vereadora. “Realmente, as professoras me mostraram e há um espaço muito amplo para que se faça talvez uma construção nova”, complementou Paulo Canever.

Valentim Bardini Sobrinho (PMDB), o Tim Baleiro, ao se pronunciar, seguiu a mesma linha de Mirele. “Eu estive em Florianópolis com o secretário municipal de Educação Lindekson Resin e com o prefeito Jorge Koch visitando alguns deputados, onde eles nos garantiram recursos para essa creche. O secretário está trabalhando para que logo seja construída uma creche modelo naquele bairro”, adiantou.

“Nessa última sexta-feira, estivemos em uma reunião, na qual todos os secretários prestaram contas do serviço prestado. Na ocasião, o vice-prefeito nos repassou que há recurso de mais de R$ 800 mil do Fundeb e quem sabe este valor possa ser investido na construção de uma creche nova no Centro de Educação Infantil Flavio Bussolo”, prosseguiu.

Além de Paulo Canever (PSD), fizeram uso da tribuna os vereadores Udir Luiz Pavei (PSD), o Dija; Antônio Dias André (PMDB), o Geada; Mirele Cruz Debiasi Perico (PSDB); Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá; e o presidente da Casa Legislativa, Lucas Canever Librelato (PSDB).

Seis primeiros meses de gestão

Na ocasião, vereadores também fizeram um balanço dos seis primeiros meses de gestão. Entre eles, Lucas Canever Librelato. “Vamos fazer uma explanação dos seis meses de trabalho. Vamos ver de que forma será feito, mas será um resumo de tudo o que foi discutido nesta Casa Legislativa, projeto e indicações, para divulgar e fazer esta lembrança”, disse.

Após isso, ele parabenizou o trabalho realizado. “Como presidente desta Casa Legislativa, seguindo a mesma linha dos vereadores Vá e Geada, fico muito feliz de atravessarmos este período com muita cordialidade e com o objetivo principal de servir o coletivo, de usar a política como uma ferramenta de trabalho para mudar a vida das pessoas. Tivemos aí acredito que 99% dos Projetos de Lei aprovados por unanimidade. E foram projetos discutidos, muitos deles entraram nas comissões e voltaram para o Executivo para depois voltar para esta Casa Legislativa, porque os onze vereadores querem fazer com que as leis sejam realmente efetivas e tenham o efeito proposto. Então não aprovamos sem discussão, debate e solicitação de informação. Gostaria de aproveitar o momento para parabenizar aos colegas vereadores”, avaliou.

Os vereadores Geada, Lucas, e Mirele falaram também sobre reunião da Administração Municipal, onde relatórios de todas as secretarias foram apresentados como forma de avaliar os trabalhos realizados nos primeiros seis meses de atuação da atual gestão municipal. O encontro ocorreu nessa sexta-feira (7), no Centro Administrativo, e reuniu profissionais da Prefeitura de Orleans e também vereadores.

Necessidade de reforma no CEI Flavio Bussulo é abordada por vereadores de Orleans

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Demais solicitações

Paulo Canever repassou ao prefeito Jorge Koch, que se fez presente na sessão ordinária, solicitação de orleanenses. “Fui procurado também por moradores de Rio das Furnas, onde a agente de saúde do local se aposentou há alguns dias e não foi substituída. Por isso, as famílias não estão recebendo visitas desta profissional. Então eu gostaria de pedir para a Secretaria de Saúde para que se fizesse a reposição”, solicitou. “Também em Rio das Furnas, gostaria de pedir à Secretaria de Infraestrutura, que se fizesse reparo em uma ponte na localidade e que se terminasse a manutenção das estradas”, continuou.

Udir Luiz Pavei, o Dija, por sua vez, refez uma solicitação. “Nós ainda temos um desvio que está para ser resolvido na localidade de KM 92. Não sei se precisará de uma atuação de todos os partidos e vereadores da Casa Legislativa, já que é uma estrada que ainda é estadual, a margem direita Orleans sentido Pedras Grandes e Tubarão, passando pelo distrito da Pindotiba. Sei que tem que haver projetos para buscar recursos e para fazer bem feito, mas lá se foram seis meses de administração e acredito que temos que olhar com carinho aquela região”, frisou.

Recesso

A Casa Legislativa entrará em recesso durante 15 dias. Por isso, a próxima sessão ordinária será realizada no dia 31 de julho.

Na Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade:

Segundo votação do Projeto de Lei Complementar nº 12, de 26 de junho de 2017, que complementa a legislação que dispõe sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo de Orleans, instituindo condomínios residenciais horizontais.

Indicação nº 76/2017, de autoria do vereador Paulo Canever (PSD): “Que o Executivo coloque uma lombada na Rua Professor Maya, em frente ao Centro de Educação Infantil Flavio Bussolo, sentido centro e que o Executivo, através da Secretaria de Educação, coloque um novo portão de entrada na referida creche”.

Mensagem de Veto Parcial nº 1/2017, mantendo-se a redação original do artigo 5º ao Projeto de Lei nº 29/2017, que fixa percentual de assistência financeira aos alunos de graduação do ensino superior do Unibave.

Notícias Relacionadas

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em Lauro Müller

Também foi aprovado Requerimento para que a prefeita compareça à Casa Legislativa para esclarecer sobre problemas de abastecimento de água no Guatá.

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.