A partir do próximo semestre, todos os cursos irão trabalhar novas estratégias de ensino em diferentes níveis de complexidade a fim de melhorar o aprendizado dos acadêmicos.
A última semana foi de muita produção de conhecimento e troca de experiência para os professores da Faculdade Satc. O grupo participou de oficinas sobre práticas ativas de aprendizagem e discutiu sobre as novas diretrizes metodológicas implantadas na instituição. A partir do próximo semestre, todos os cursos irão trabalhar novas estratégias de ensino em diferentes níveis de complexidade a fim de melhorar o aprendizado dos acadêmicos.
Dentre as metodologias ativas existentes, a Satc vai adotar em sua grade a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), focada em abordagens voltadas ao desenvolvimento de competências como a colaboração e a tomada de decisões, essenciais na formação dos alunos. “Nosso objetivo é preparar o acadêmico para a vida profissional, melhorando sua comunicação e aprendendo a resolver problemas. É um aprender a aprender, relacionando o que se vê na faculdade com o que acontece lá fora, no mercado de trabalho”, destacou a assessora de aprendizagem da Satc, Rosemere Bard.
Foram ofertadas oficinas nas mais variadas áreas, onde os próprios professores da faculdade criaram abordagens sobre práticas ativas e apresentaram aos pares. A semana de capacitação faz parte do processo de mudança nas metodologias da Faculdade Satc, que também investirá em salas apropriadas para a aplicabilidade das novas ferramentas de ensino e aprendizagem. “O primeiro passo para mudar uma cultura didática é compartilhar e experimentar novas possibilidades. O mundo está mudando e a escola precisa acompanhar”, finalizou o professor do curso de Design, Davi Denardi.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da SATC