Geral

Morador de São Ludgero garante limpeza de rua

Morador de São Ludgero garante limpeza de rua

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Deixar a rua e a cidade onde mora mais limpas, organizadas e bonitas. Esta foi a resposta do aposentado Benício Hobold, 70 anos, ao ser questionado sobre o motivo que o levou, há mais de seis anos, a fazer a limpeza do passeio público em frente a sua residência, localizada na esquina das ruas 12 de Junho e Cônego Bernardo Philippi, no Centro de São Ludgero.

Ele conta que desde quando saiu da comunidade do Mar Grosso e foi morar no Centro da cidade encontrou o passeio público sujo e decidiu fazer a limpeza. “Não custa nada arrancar o mato com a mão, enxada ou até uma faquinha e também lavar o passeio público”, afirma.

Ele diz que o anseio pela organização e limpeza já vem de berço. “Eu herdei este capricho do meu pai. Antigamente, quando você chegava numa propriedade e tinha porteira boa era sinal de capricho e limpeza”, conta, orgulhoso.

Perguntado sobre a ação, que para a maioria das pessoas é uma obrigação do poder público, ele diz que está fazendo a sua parte como morador. “Quando cheguei aqui comecei a fazer e agora já tem vizinho fazendo”, acrescenta.

No entendimento de Benício, cada proprietário de terreno no perímetro urbano da cidade poderia fazer a limpeza. “É uma contribuição que estamos dando para a cidade de São Ludgero, local onde moramos e temos família. São poucos minutos utilizados”, ressalta.

O aposentado diz que não consegue imaginar a calçada em frente a sua residência suja e a via pública tomada pelo mato. “Quero o entorno de minha casa limpo e bonito”, enfatiza. Há dois anos, o morador entrou em contato com o prefeito, Volnei Weber, e o vice-prefeito, Ibaneis Lembeck, e pediu autorização para cuidar da lateral da Praça da Família que fica de frente para a sua residência.

“Com a autorização do prefeito dei uma limpada, plantei pés de frutas, como pêssego, que já estão dando fruto, laranja, pés de ipê e até um pé de figueira”, conta com alegria. A dedicação é constante, com limpeza e colocação de adubo nas plantas. “No trabalho das plantas recebo o apoio do Ademir Hobold. Também já recebi apoio financeiro até do empresário Melito Schlickmann”, informa o aposentado.

Para o prefeito Volnei Weber, a atitude de Benício Hobold é exemplo a ser seguido por demais proprietários e demonstra o amor que ele sente pela cidade de São Ludgero. “Parabenizo seu Benício e todos que adotam atitudes práticas que contribuem com uma cidade mais limpa e bonita”, declara. O prefeito acrescenta que o município não possui funcionários suficientes para fazer este tipo de trabalho em toda a extensão do perímetro urbano.

Com informações de Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Notícias Relacionadas

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Mercado Solidário ultrapassa expectativas e arrecada mais de 10 toneladas

Com este resultado, as doações arrecadadas ao longo de todas as edições chegam as 37,1 toneladas.

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.

Jovem tubaronense precisa de ajuda

O SUS não está fornecendo o medicamente e o jovem teve que optar pelo particular. O valor para fazer o tratamento, que é de um ano, custa R$ 127 mil.