Ainda não será este ano que os passeios de barco para observação de baleias francas serão realizados novamente nas praias do Sul catarinense.
A atividade do Turismo Embarcado de Observação de Baleias (Tobe) não será autorizada pelo ICMBio/APA da Baleia Franca neste ano, em função de alguns motivos elencados pelas entidades.
Entre eles, está a necessidade de conclusão do Plano de Manejo da APA-BF, principal demanda de gestão da unidade, que está em sua fase final de elaboração com previsão de aprovação e publicação para o início de 2018. O Plano de Manejo trará diretrizes essenciais à devida normatização do Tobe na APA, dando maior segurança institucional à atividade.
Outro ponto é a realização de Pesquisa de Impacto Acústico do Tobe sobre as baleias francas. Segundo a APA, as informações geradas no primeiro ano da pesquisa (2017) poderão dar subsídios técnicos para os ajustes ou complementações necessárias ao Plano de Fiscalização e Portaria de Ordenamento da Visitação, instrumentos essenciais à liberação e controle da atividade.
Por fim, as entidades apontam a publicação da Portaria de Ordenamento da Visitação, alertando que não houve tempo hábil para análises técnica e jurídica nas diferentes instâncias do ICMBio, visando a revisão, adequação e publicação final da portaria em tempo razoável que permitisse a realização do Tobe na temporada atual, também não havendo tempo e condições institucionais suficientes para o devido cadastramento, seleção e capacitação das operadoras neste ano.
Com informações do Diário do Sul