Vão em bom ritmo as obras de pavimentação da BR-285, a ligação entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul pela Serra da Rocinha, em Timbé do Sul. “Temos dois problemas que podem nos atrapalhar, o clima e a verba”, define o prefeito Roberto Biava, animado com o andamento dos trabalhos.
“No mês passado, a obra teve que parar vinte dias por causa da chuva. Nesse mês, uma semana. Mas se o tempo está bom como agora, são até 250 funcionários da empresa nos trechos”, contabiliza. O prefeito cita que as equipes estão atuando em todos os pontos, desde a serra até o contorno de Timbé do Sul, na área urbana.
A respeito da verba, o prefeito Biava vai reforçar nesta quinta-feira, em audiência com o governador Raimundo Colombo em Araranguá, o pedido para que seja providenciada a inclusão de R$ 60 milhões no orçamento da União para 2018 visando a continuidade da obra. “Se não houver a garantia desta verba a obra corre sério risco de parar”, observa, preocupado. A intenção do prefeito é que o governo pleiteie a adição dos recursos junto à bancada federal catarinense.
Se tudo correr bem em relação ao clima e recursos, continua a projeção otimista de conclusão da rodovia em meados de 2019. “É o que os engenheiros estão nos dizendo, em dois anos e meio a obra acaba nesse ritmo atual”, conclui o prefeito. A extensão em obras tem 22 quilômetros, e faz parte do lote 2. O lote 1, no lado do Rio Grande do Sul, ainda não tem qualquer movimentação para o asfalto, pois há impasse ambiental a ser resolvido.
Com informações de Denis Luciano / Portal Engeplus