A Companhia Siderúrgica Nacional entrou com ação de reintegração de posse do terreno da Vila dos Engenheiros, em Tubarão, onde hoje se localiza o Paço Municipal. Recentemente, a administração de Joares Ponticelli fez a transferência da posse do imóvel para a prefeitura.
De acordo com o prefeito, a CSN questiona a transferência, apontando que ela não poderia ter sido feita sem o pagamento total do valor do imóvel.
“A dívida hoje gira em torno de R$ 4 milhões. Como o pagamento não foi realizado, ainda quando o processo de desapropriação foi feito, houve a execução judicial e foi determinada a inclusão em precatórios, que estão sendo pagos”, aponta Joares.
Ainda assim, a CSN solicitou a posse do terreno, e a prefeitura agora tem um prazo de 15 dias para se manifestar.
O terreno, com 12,7 mil m², e 1,3 mil m² de área construída, foi avaliado, inicialmente, em R$ 20 milhões, com valor de mercado atual. Uma das intenções da administração pública era utilizar o local para dar início à construção de um centro administrativo, no qual fosse reunida toda a estrutura da prefeitura, um projeto que faz parte dos planos da atual gestão.
Para isso, uma das opões era que o imóvel fosse vendido, o que acabou gerando alguma polêmica na cidade. O Centro Administrativo da prefeitura de Tubarão está instalado na antiga Vila dos Engenheiros da CSN. Estão edificadas seis casas que guardam as características construtivas da década de 40, época em que foram erguidas para receber os engenheiros da antiga siderúrgica.
Em 1988, o município de Tubarão iniciou o processo de desapropriação da área. Em 1990 o processo foi concluído e desde então o imóvel já poderia ter sido transferido, segundo afirmou Joares, o que foi feito em maio.
Com informações do Jornal Diário do Sul