O Porto de Imbituba irá fazer parte do grupo de terminais da América Latina que recebem navios de contêineres do mercado asiático. Isso se deu porque o porto venceu a concorrência. A previsão é de que os primeiros embarques iniciem em agosto.
De acordo com a assessoria de imprensa do Porto de Imbituba, através de nota oficial no site, um dos fatores determinantes para ter vencido a concorrência foi o fato de a cidade abrigar o porto com maior profundidade das regiões Sul e Sudeste.
“Pesa para esta decisão o fato de Imbituba abrigar o porto público com maior profundidade das regiões Sul e Sudeste do Brasil e possuir condições climáticas favoráveis para a continuidade das operações”, informou por meio de nota a assessoria de imprensa. A previsão é de que os primeiros embarques iniciem em agosto deste ano.
Situado em uma enseada de mar aberto, protegido de ventos e ressacas, o Porto de Imbituba é administrado pela SC Par Porto de Imbituba S.A., após delegação do governo federal para o governo de Santa Catarina. Atualmente movimenta granéis sólidos e líquidos, congelados, contêineres e carga geral, contando com três berços de atracação.
O canal de acesso atinge a profundidade de 17 metros. A bacia de evolução possui calado de 15,5 m. A área entreberços alcança calado de 15,5 m, os berços 1 e 2 chegam a calados de 14,5 m e o berço 3 possui 11,5 m.
O Porto de Imbituba está apto a atender, principalmente, ao escoamento de cargas dos três Estados da região Sul, com influência direta em todo o Mercosul.
No último dia 13, o porto recebeu a maior companhia de contêineres do mundo. O navio Maersk Labrea atracou no berço 2, com aproximadamente 300 m de comprimento e capacidade de transporte de 8,7 mil TEUs (twenty-foot equivalent units, ou unidades equivalentes de transporte).
Com informações do Jornal Diário do Sul