O curso recebe jovens de Paulo Lopes, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Rio Fortuna, Armazém, Gravataí, Treze de Maio, Braço do Norte, Laguna e Grão Pará.
A capacitação do Programa SC Rural em Liderança, Empreendedorismo e Gestão Ambiental acontece ao longo desta semana em Tubarão. Ao todo, 34 jovens estão no Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão (CETUBA) para aulas de informática, onde conhecerão as novidades tecnológicas para o setor agropecuário. Esse curso incentiva o espírito empreendedor e a sustentabilidade, auxilia a desenvolver iniciativas que agreguem valor aos produtos catarinenses e contribui para que os jovens permaneçam no meio rural.
O curso recebe jovens de Paulo Lopes, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Rio Fortuna, Armazém, Gravataí, Treze de Maio, Braço do Norte, Laguna e Grão Pará. Os alunos aprenderão conteúdos relacionados à educação financeira, gestão da propriedade com auxílio de softwares, emissão de nota fiscal eletrônica para produtor rural, emissão de guia de trânsito animal eletrônica (E-GTA), internet home banking, monitoramento climático on-line, comércio eletrônico, elaboração de projeto para captação de recursos, curso avançado em planilha eletrônica, produção de website, além de conhecer as novidades do setor tecnológico relacionado com a atividade agrícola.
O curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo tem duração de dez meses, com aulas presenciais durante uma semana por mês, e aborda três eixos temáticos: Liderança, empreendedorismo e Inclusão digital; Oportunidades econômicas e ambientais voltadas ao emprego e renda em atividades agrícolas e não agrícolas; e Gestão de negócios, da propriedade e do ambiente natural. As aulas são ministradas pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.
Programa SC Rural
O SC Rural conta com investimentos do Governo do Estado e do Banco Mundial (Bird) para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense. Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e da Pesca, o Programa abrange atividades em áreas como crédito, logística, transporte, comunicação, capacitação tecnológica e gerencial, gestão ambiental, gestão de qualidade, defesa sanitária, que induzem a criatividade e a inovação para empreendimentos familiares agrícolas, não agrícolas, agroindustriais ou de serviços.
Colaboração: Tainan Toldo e Ana Ceron – Comunicação Epagri