[soliloquy id="227139"]
O Programa Rede de Segurança Escolar foi apresentado em Içara, na tarde dessa terça-feira (20), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A iniciativa tem como objetivo envolver as instituições de ensino públicas e privadas em uma rede de autoproteção e apoio à segurança pública.
Conforme o comandante da 1ª Cia da GEIC, Alberto Cardoso Cichella, o programa tem como finalidade proteger e orientar os alunos quanto a medidas comportamentais preventivas, além de fortalecer e ampliar os vínculos com a comunidade escolar. Ele visa ainda assessorar a instituição de ensino na construção de soluções pacíficas dos conflitos e problemas de segurança, proporcionar uma consultoria de segurança para as unidades, pautada em preceitos de prevenção ambiental e situacional e estabelecer, em parceria com a escola, grupos de discussão para atuação na prevenção.
A solenidade contou com a presença do comandante da Guarnição Especial de Içara – GEIC, tenente-coronel Darci Rodrigues Junior, da secretária de Educação de Içara, gerente Regional de Educação, subsecretaria de Políticas Antidrogas de Içara e de todos os diretores das escolas da rede municipal e estadual de ensino e também das particulares, bem como demais convidados e imprensa.
“A Rede de Segurança Escolar é um programa da Polícia Militar, que busca uma parceria com estabelecimentos de ensino. Essa parceria é indispensável para o sucesso do programa”, ressaltou o tenente-coronel Darci Rodrigues. A iniciativa terá início em 26 de junho, no Dia Internacional de Combate às Drogas, com palestras nas unidades de ensino.
Com informações de Maíra de Mello Martignago