Esse fim de semana foi dia de pais, professores, direção e funcionários irem para a creche. Um mutirão foi criado para revitalizar o Centro Educacional Infantil Vanolda Gregorio Espindula, no bairro Jussara, em Morro da Fumaça, que, há cinco anos, deixou de ser escola para atender as crianças do ensino infantil, do Jardim ao Pré 2.
Tintas, pincéis, mangueiras, madeira, telas e instrumentos de vários tipos foram utilizados para deixar o ambiente mais bonito e aconchegante para as crianças. A ideia partiu da direção da creche e foi bem recebida por membros da Associação de Pais e Professores – APP e de outros pais.
O projeto ganhou até nome. “Todos juntos em busca de uma escola melhor”, conta a diretora Maria Delania Búrigo. Segundo ela, a escola é um espaço privilegiado e precisa ser bonita e atrativa. “Aqui estão sendo formados cidadãos conscientes”, frisa.
O pátio serviu como um cenário de jogos e brincadeiras. Das tintas coloridas, foram surgindo amarelinhas, caracóis e quadra de esporte. O trabalho continuou com confecção de traves feitas de canos, bambolês, conserto de armários e reparo no depósito de alimentos.
O prefeito Noi Coral e o vice Eduardo Sartor Guollo estiveram no local acompanhando o mutirão. A prefeitura cedeu parte dos materiais e o prefeito se comprometeu com a colocação de piso no depósito de alimentos, que, de acordo com a secretária do Ensino Educacional, não passa por reforma há anos, e também com a colocação de telas e outros reparos. “A creche passou por manutenção no início do ano por problemas de umidade e infiltração e estamos dando sequência aos reparos”, completa.
As mães da APP, Jussara Possamai Guollo, Vanessa Bueno e Carina Pacheco contaram que a proposta é uma forma de proporcionar mais lazer às crianças e deixar o lugar com cara de ensino infantil. “Vai ser uma surpresa para eles e, se for necessário, vamos nos reunir novamente”, explica Jussara.
Um projeto de grafismo está sendo estudado pela secretaria, pela creche e pela Associação Cultural do município para levar adiante a ideia de revitalização total do espaço.
Colaboração: Kênia Casagrande / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça