O dia começou cedo para muitos fiéis na região sul catarinense. Desde as primeiras da manhã, eles se reuniram em suas paróquias para a confecção dos tapetes de Corpus Christi.
A data celebrada pelos católicos consiste em uma celebração em que se comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Em Criciúma, a Paróquia Santa Bárbara foi uma das que realizou a celebração pela manhã, que contou com a presença do bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Flach.
Durante sua fala, Dom Jacinto expressou a união da comunidade e o sentido do Corpus Christi. “Precisamos deste alimento espiritual que é Jesus, para que as pessoas recuperem suas forças e suas fraquezas e que consigamos seguir firmes em nossa caminhada”, falou aos presentes na paróquia, que estava lotada.
O Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa, sempre na quinta-feira após o domingo da santíssima trindade. Corpus Christi é uma expressão em latim que significa Corpo de Cristo e recorda a transformação do pão em corpo de Cristo e do vinho em sangue.
Durante a celebração, também foram apresentados à comunidade, 29 novos ministros da eucarística que irão atuar nas comunidades vizinhas. Eles passaram por algumas capacitações e hoje receberam a benção de Dom Jacinto.
Após a celebração da missa, o grupo de fiéis seguiu pelas ruas do bairro. O primeiro ponto percorrido foi a rua Sampaio Viana, depois rua Mansueto Costa, em frente ao posto de saúde do bairro Santa Bárbara e o retorno à igreja se deu pela rua Santa Bárbara.
Em Criciúma, outras comunidades vão realizar as celebrações durante a tarde desta quinta-feira.
Região se mobilizou
As cidades vizinhas também fizeram suas celebrações. Em Araranguá, foram 46 metros divididos em 15 espaços, onde envolveu 30 movimentos, pastorais e comunidades no centro da cidade. Em Passo de Torres, a confecção do tapete começou por volta das 7h30min.
Em Balneário Arroio do Silva o tapete foi só em frente a igreja, a procissão somente contornou a quadra e, em Sombrio, procissão saiu do bairro Raizeira e terminou na matriz, onde teve missa.
Com informações do Portal DN Sul
[soliloquy id="226383"]