Nesta quinta-feira (15) os católicos celebram o dia de Corpus Christi. Em Lauro Müller, ruas da cidade ganharam um colorido todo especial. A confecção do tradicional tapete por onde vai passar a procissão é responsabilidade de lideranças e fiéis da Paróquia Imaculado Coração de Maria.
Neste ano a procissão acontece após a missa, que inicia na Igreja Matriz, às 14h. Em seguida os fiéis irão descer a ladeira da igreja, subir a Rua Alexandre Doneda, seguindo pela Rua Henrique Lage, Rua 20 de Janeiro, Rua Orleans e retornando a Rua Alexandre Doneda até a Igreja Matriz.
Nesta quinta-feira, além da festividade Corpus Christi, moradores das 28 comunidades da Paróquia, na celebração desta tarde, se despedem dos freis capuchinhos no último encontro das Santas Missões Populares.
[soliloquy id=”226332″]
Há semanas várias equipes das pastorais da igreja trabalham na preparação dos materiais, entre eles serragem, flores, pó de café e dos desenhos que dão forma ao tapete. A extensão do tapete neste ano é de aproximadamente dois quilômetros.
A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais do país. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois.
A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento.