Trânsito

Uber começa a operar em Criciúma e Tubarão nesta terça-feira

Tubarão passa a ter o serviço de transporte Uber

Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira, 14h, a Uber começa a operar em Criciúma e Tubarão, duas maiores cidade do Sul do Estado. A empresa de transporte por aplicativo de celular iniciou o cadastrar motoristas interessados dia 3 de abril, e passado pouco mais de dois meses, a empresa confirmou o início do serviço na cidade.

No começo de abril, a página da prefeitura de Criciúma publicou, no Facebook, uma pesquisa informal sobre o serviço. Foram centenas de interações, a maioria delas aprovando o início das operações. O setor de comunicação da Uber não informa o número de carros cadastrados nas duas cidades, e disse que está marcada uma reunião na noite desta segunda-feira para divulgar novos detalhes.

A Uber é um serviço de transporte particular que funciona a partir de chamadas por um aplicativo de celular. A tarifa normalmente é mais baixa do que o serviço de táxi, porém como é flexível, o preço aumenta nos horários de pico. A corrida é calculada com base na distância, tempo de deslocamento e demanda. O usuário paga com cartão, diretamente pelo aplicativo.

Em Criciúma, o Sistema Municipal de Transporte e Circulação – SMTC, de responsabilidade do Executivo, é quem regulamenta e fiscaliza a prestação dos serviços de transporte de passageiros. Até o momento, segundo o site DC, o órgão ainda não se manifestou a respeito do início das operações. Segundo o comunicado enviado pela empresa, os motoristas da Uber prestam o serviço de transporte individual privado de passageiros, que tem respaldo na Constituição Federal e é previsto em lei federal.

A Secretaria de Fazenda de Tubarão não havia recebido, até a publicação, nenhuma solicitação ou contato referente a este serviço de transporte. “Como o serviço não está regulamentado em Tubarão, assim como ocorre com vários outros municípios, não há previsão legal para a cobrança de tributos”, afirma o secretário da pasta, Raphael Bianchini.

Alexandre Moraes, secretário de Desenvolvimento Econômico, também diz que a prefeitura não está ciente do fato. “Nem a Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, responsável pelo trânsito, nem a Secretaria de Fazenda, que cuida dos impostos, foi contatada pela Uber. Então, se realmente aparecerem, estão irregulares”, aponta ao Jornal Diário do Sul.

 

Notícias Relacionadas

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas

Acusados do latrocínio de motorista de aplicativo em Içara têm prisão convertida em preventiva

A decisão é do juízo da 2ª Vara da comarca de Içara.

Coronavírus em SC: Aplicativo PMSC Cidadão ganha novas funções para ajudar no combate à pandemia

O aplicativo trará informações sobre o que pode ou não abrir nesse período de quarentena de acordo com as medidas do decreto do Governo do Estado.

Motorista de Uber tem carro levado durante assalto em Tubarão

Veículo foi recuperado momentos depois, em Laguna. Criminoso abandonou o carro após trafegar em alta velocidade.