Como gesto de solidariedade aos que se encontram mais necessitados, a Diocese de Criciúma encaminhou na manhã de hoje (8), às 33 paróquias e santuários diocesanos, uma carta em apoio à Campanha SOS Santa Catarina, lançada pela CNBB Regional Sul 4 e pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina.
Em todas as celebrações deste fim de semana (10 e 11), em sintonia com as dez dioceses do Estado, as comunidades da Diocese de Criciúma são convidadas a participarem da coleta em prol dos atingidos pelas enchentes nas dioceses de Rio do Sul e de Lages. Até segunda ou terça-feira as paróquias deverão remeter os resultados da campanha emergencial à Cúria Diocesana, que encaminhará os valores arrecadados às duas dioceses.
Segundo informações da Defesa Civil estadual, chega a 28,8 mil o número de pessoas atingidas pelas fortes chuvas no estado desde o dia 26 de maio. São 21.395 desalojados e 2.367 deslocados para abrigos públicos.
As regiões de Lages e Rio do Sul são as mais atingidas. Na cidade da serra catarinense, já foram contabilizados cerca de seis abrigos com mais 400 pessoas. Já na cidade do Vale do Itajaí, são 21 unidades com mais de 950 pessoas acolhidas. Porém cerca de 90 municípios já registraram ocorrências relacionadas às chuvas.
Doações também por meio de depósito
Outra opção para as pessoas que não participarão das celebrações mas querem ajudar, é o depósito na conta bancária da Cáritas Diocesana, que fará o repasse à Cáritas Regional. A arrecadação será direcionada para as atividades da Cáritas que já vem acontecendo durante os últimos dias, no auxílio aos afetados pelas enchentes em várias cidades do estado de Santa Catarina, em especial Lages e Rio do Sul.
Dados da conta:
Caixa Econômica Federal, Agência: 0415 Op 003, C/C: 3162-4;
Banco do Brasil, Agência: 1453-2, C/C: 39.984-1, Nome: Emergência Santa Catarina.
Colaboração: Comunicação CNBB Regional Sul 4