Mostra tem objetivo de conscientizar para o cuidado com as obras.
[soliloquy id="223535"]
Você está lendo, bate aquela fome e o que faz? Um lanchinho rápido, ali mesmo, na mesa em que está estudando. A cena faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mas ela pode ter um resultado desastroso: livros sujos por café, leite com achocolatado e farelos, danificados pela ação de insetos atraídos pelos restos de comida.
E esses são só alguns dos problemas que a nova exposição da Biblioteca Professor Eurico Back, da Unesc, traz. Na mostra de obras danificadas os leitores podem ver o que descuidos do cotidiano podem acarretar no acervo do local.
“Queremos chamar a atenção dos leitores sobre os cuidados que devemos ter com as obras, afinal os mais prejudicados são os próprios usuários que precisam repor a obra, já que nem sempre os livros podem ser restaurados. Além disso, os que podem ser restauradas ficam por um período sem poderem ser utilizadas porque estão no Setor de Restauração”, lembra a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just.
Quem passar pela Biblioteca até meados de junho poderá conferir os problemas e o que causou os danos: creme de mão, gloss labial, achocolatado, garrafinha de água na mochila, animais de estimação, alimentos. “Sabemos que não é feito intencionalmente, e que todas as ações podem ser evitadas com um pouquinho de cuidado. Na última sexta-feira (26/5) recebemos 10 livros molhados. Algumas pessoas usam o livro para proteger a cabeça da chuva”, conta.
Colaboração: Milena Nandi / Comunicação Unesc