Familiares e amigos promoveram campanha para arrecadar recursos em apoio a jovem . Ela faleceu na tarde desse sábado (27), em Tubarão.
“Hoje o céu chora as lágrimas, de todo povo tubaronense, de Jaguaruna e região, que se mobilizaram em prol de uma menina tão linda e sonhadora. Apesar de todos os contratempos e problemas que surgiam na caminhada, nunca paramos de tentar, e assim, igual aquele sorriso e voz doce, ela uniu tanta gente desconhecida, em prol da sua causa e fez surgir novas amizades (…)”, assim inicia a mensagem de condolências do grupo Coração Solidário de Tubarão aos familiares da jovem Giovana Kulckamp, de 17 anos, de Jaguaruna.
A jovem era portadora de Fibrose Cística – uma doença genética e crônica, que afeta principalmente os pulmões, os pâncreas e o sistema digestivo. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, e faleceu na tarde deste sábado (27).
Dezenas de amigos e familiares prestam suas homenagens nas redes sociais de “Gigi”, como era chamada. Segundo familiares, a doença acompanha a jovem, desde os seus cinco anos, quando a Fibrose Cística foi diagnosticada em exames de imagem e teste do suor, após várias internações por pneumonias sem sucesso no tratamento.
Gigi lutava pela sobrevivência por meio de tratamentos
Natural de Blumenau, Giovana morava em Jaguaruna e era cercada de amigos que torciam por sua recuperação. Para ajudar no tratamento da doença que não existe cura, e possui um custo muito elevado, um financiamento online por meio da plataforma “vaquinha virtual” foi criado em apoio à causa.
Parte do tratamento da adolescente era custeado pelo governo de Santa Catarina, mas a ajuda não supria as necessidades da adolescente. “Agradecemos a todos que ajudaram de alguma forma, em doações ou em orações, e aos colaboradores do grupo que estão em função do bazar, rifa e pedágio. Pedimos que continuem nas orações, para Deus confortar os corações de amigos e familiares…”, relata a nota do grupo que encampou a campanha de arrecadação.
O velório ocorre nesse sábado, no crematório Millenium, em Içara. O corpo será cremado no final da tarde desse domingo (28).
Com informações do Notisul