O deputado federal Marco Tebaldi esteve em Orleans, na tarde desta sexta-feira (26), para assinatura de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para custeio da Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO. Segundo ele, tal recurso atende a solicitação de lideranças do PSDB do município, feita a ele em visita à Cidade das Colinas, em março deste ano.
Na oportunidade, estiveram presentes, o vice-prefeito de Orleans, Mário Coan, o presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Lucas Librelato, o vereador de Tubarão, Lucas Esmeraldino, todos do PSDB, o diretor administrativo e financeiro da FHSO, Elias Rinaldi, e o diretor operacional da FHSO, Gilberto Pieri. “Fico feliz por estar hoje aqui trazendo esta emenda e me coloco à disposição para encaminhar esta questão e, posteriormente, temos um projeto voltado para a infraestrutura”, destacou Tebaldi.
“Em nome dos vereadores do partido, gostaria de agradecer, mais uma vez, por este auxílio. Uma instituição que necessita bastante. A maioria está realizando um trabalho voluntário aqui e quer ajudar. Todos nós, em algum momento, vamos precisar do hospital e tomara que, quando esse dia chegar, ele esteja em pleno funcionamento. Por isso, somos gratos”, destacou Lucas Librelato.
“Já dirigi a instituição duas vezes e sei das dificuldades. Nós temos uma parceria já entre a Prefeitura de Orleans a Fundação Hospitalar e, é claro, o partido também sempre busca trazer recurso para nossa cidade. Através do recurso do Fundo Municipal de Saúde, virá este recurso para custeio, que é o que mais falta”, afirmou o vice-prefeito.
Falta dinheiro para capital de giro, além de ter endividamento de mais de R$ 1,7 milhão. Temos que equalizar a equação, começar a amortizar a dívida e manter o funcionamento. Então, em nome da Administração Municipal e do PSDB, o meu agradecimento ao deputado federal Marco Tebaldi”, concluiu Mário Coan.
Ainda não, entretanto, previsão de quando o dinheiro entrará na conta da FHSO. Conforme o deputado federal, a previsão é que seja até o fim deste ano. Conforme o diretor operacional da FHSO, Gilberto Pieri, a utilização do recurso segue regulamentos próprios. “Segundo foi me repassado, o recurso serve para custeio somente de dívidas futuras e não dívidas passadas. Então a primeira coisa que esperamos é receber o dinheiro da emenda para posteriormente vermos onde poderá ser aplicado. Será em custeio, mas para dívida que iremos contrair a partir do momento em que recebermos este recurso”, explicou.
[soliloquy id=”223039″]