Educação

IFSC oferecerá cursos de qualificação profissional em Urussanga

O primeiro deles abrirá inscrições a partir de junho.

Foto: Daniel Cassol/IFSC Criciúma

Uma parceria entre a prefeitura de Urussanga e o Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai levar cursos de qualificação profissional ao município do sul catarinense. O primeiro deles abrirá inscrições a partir de junho.

Uma carta de intenções foi assinada nesta quarta-feira (24) entre o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, a pró-reitora de Extensão e Relações Externas, Maria Cláudia de Almeida Castro, e o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini. Servidores do IFSC estiveram no município para conhecer as instalações do prédio que sediará as aulas.

O primeiro curso a ser ofertado será o de Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas. Com carga horária de 60 horas e aulas uma vez por semana, à noite, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) tem como finalidade capacitar profissionais para atuar na área de embalagens plásticas, principalmente no setor de alimentos. A previsão é de que a abertura de inscrições ocorra no começo do mês de junho. As aulas serão realizadas no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES) de Urussanga.

A ideia, a partir da oferta do primeiro curso, é ampliar a parceria entre IFSC Câmpus Criciúma e prefeitura de Urussanga, com a abertura de novos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), educação profissional aliada à educação de jovens e adultos ou cursos de extensão, a partir da formalização da parceria entre as instituições.

O prefeito de Urussanga destacou a importância de oferecer cursos do IFSC no município. “O IFSC, além de oferecer ensino gratuito, tem toda sua credibilidade. Além da comodidade à população, que poderá se qualificar no município, isso poderá atrair movimentação econômica para a cidade”, disse Cancellier.

De acordo com a pró-reitora, a abertura de um curso FIC é o começo para a articulação de uma parceria maior com o município, a fim de atender às necessidades da população local. “O IFSC é uma instituição que atua em todo o Estado e tem como um de seus objetivos atender às demandas dos municípios, por isso a importância de conhecer a realidade local”, afirmou.

[soliloquy id="222808"]
Colaboração: Daniel Cassol – Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Criciúma

Notícias Relacionadas

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Aprenda a preparar massas e molhos especiais na Unesc

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

UniCesumar: melhor EAD do Brasil oferece cursos com desconto por tempo limitado em Orleans

São mais de 50 opções em cursos de graduação e pós-graduação, todos aprovados pelo MEC. Entre os mais procurados estão pedagogia, agronegócio e contabilidade.