Atenção redobrada para motoristas que trafegarem pela BR-101 Sul catarinense, entre o km 343 ao km 350, de Tubarão a Jaguaruna. Nesse segmento, o DNIT/SC faz trabalhos de limpeza e conservação do sistema de escoamento da água das chuvas, sobre as pistas duplicadas. A atividade interfere no fluxo de veículos, por interromper uma das faixas de rolagem para abrigar trabalhadores e equipamentos envolvidos na conservação.
Trabalhadores fazem a retirada de sedimentos e materiais sólidos, como plásticos, garrafas e madeira, das sarjetas, deixados por usuários e gerados pelo desgaste do pavimento. Com excesso de material dentro do sistema de escoamento, a água das chuvas não circula até a drenagem principal, acabando por transbordar para o pavimento. A limpeza executada evita a formação de lâminas d’água sobre as pistas.
A conservação feita no sistema de drenagem, neste segmento, é parte do calendário de atividades para conservação, manutenção e melhorias da BR-101 Sul, no trecho duplicado.
As atividades de limpeza das sarjetas e canaletas são essenciais para a manutenção dos elementos de sinalização horizontal (pintura no eixo central, bordos de pistas e alertas sobre o pavimento) nas pistas duplicadas e também nas vias laterais. Para evitar danos maiores, o DNIT/SC faz periodicamente a coleta de lixo, para evitar que materiais sólidos acabem dentro do sistema de escoamento. Aos motoristas, o DNIT/SC pede atenção redobrada para a circulação dos trabalhadores nos bordos de pista, alças e canteiro central. Quando as equipes forem avistadas, é preciso reduzir a velocidade e respeitar o espaço das atividades.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC