O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC mantém trabalhos de recuperação e melhorias no pavimento da BR-101 Sul catarinense, durante toda esta semana. As frentes de obras estão alocadas sobre o km 364, em Sangão, entre o viaduto da Ferrovia Teresa Cristina e o viaduto de acesso às vias laterais, já no km 364,6. As atividades fazem parte do cronograma de conservação da rodovia federal, realizadas pela autarquia entre Paulo Lopes a Passo de Torres.
Os trabalhos estão voltados para a retirada da camada superficial do asfalto, desgastada pelo constante fluxo de veículos, e a aplicação de novo pavimento. O processo de retirada é feito por fresagem, com utilização de equipamento que escarifica (arranca) a camada aparente e desgastada. Na sequência, outro equipamento aplica o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), sendo compactado ainda quente.
Para abrir frente aos trabalhadores e equipamentos, uma das faixas de rolagem na pista de sentido Florianópolis-Porto Alegre é interrompida, delimitada pela sinalização provisória de obras. Os trabalhos também são indicados por sinalizador (bandeirinha), que auxilia no redimensionamento do fluxo de veículos. Os motoristas, por vez, precisam respeitar a sinalização disposta e reduzir a velocidade de curso.
A sequência das atividades nas pistas que cruzam Sangão depende das condições de tempo estáveis para região Sul catarinense. Com chuva, o pavimento fica impossibilitado de receber a massa asfáltica, precisando de intervalo com condições de pistas secas para se retornar ao trabalho. Para mais informações, o DNIT/SC mantém canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons (Gestão Ambiental da BR-101 Sul), através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC