Concurso Regional de Vinho Goethe Artesanal e entrega do Certificado do Slow Food à ProGoethe integram também as comemorações da noite.
O evento para marcar e comemorar a nova safra de vinhos Goethe está agendado para este sábado (27), às 19h45min, na Praça D’Itália, dentro do Parque Municipal, onde será realizada a Festa do Ritorno Alle Origini.
Os vinicultores vão se reunir em um ato para brindar e apresentar oficialmente ao público a safra. O enólogo da Epagri, Stevan Arcari, diz que, neste ano, o foco é obter a máxima expressão do vinho Goethe, tendo em vista que o padrão de qualidade já está garantido pela excelente uva colhida.
Os números da safra ainda não são completos, mas, conforme estimativa, serão em torno de mais de 300 mil garrafas de vinho Goethe. “Os vinhos novos se apresentam com aroma floral mais intenso e com uma gama maior de notas frutadas”, destaca o especialista em vinhos.
As vinícolas oferecerão degustação gratuita de vinhos em suas cantinas (dentro do pavilhão) durante toda a festa do Ritorno Alle Origini. Na mesma noite, serão conhecidos também os ganhadores do concurso regional de vinho Goethe artesanal.
Após o brinde, a ProGoethe irá receber oficialmente o certificado de adesão no Catálogo Mundial na Arca do Gosto pelos representantes do movimento Slow Food brasileiro. Para a associação, é um marco passar a se integrar nesse movimento mundial, que conta com aproximadamente 100 mil associados e está presente em 150 países.
O objetivo do Slow Food é conjugar o prazer da alimentação com consciência e responsabilidade. A Arca do Gosto é um trabalho desenvolvido pelo movimento que descreve e divulga sabores com objetivo de documentar produtos gastronômicos especiais e que correm risco de desaparecer. “A uva e vinho Goethe são produtos raros, pois só é produzido em nossa região”, destaca o presidente da ProGoethe, Renato Damian.
O brinde e demais celebrações ocorrem dentro do Parque Municipal da Festa Ritorno Alle Origini, que comemora os 139 anos de fundação do município e também os 25 anos do acordo do Gemellaggio com a cidade italiana Longarone.
Colaboração: Vanessa Matiola / Comunicação Festa do Ritorno Alle Origini