Participou da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, na noite desta segunda-feira (15), o gerente regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc de Criciúma, Enaldo dos Santos. O convite foi feito pelo vereador Pedro Luiz Machado com objetivo de saber sobre os serviços que estão sendo prestados pela Celesc no município.
O questionamento do vereador proponente foi sobre os plantões da Celesc no município. Segundo, Enaldo, não há demanda necessária para manter os atendimentos fora do horário do expediente, ficando de sobreaviso nestes demais períodos a agência regional de Criciúma.
“Em 2017 tivemos 48 reclamações. Em 2016 tivemos apenas 14 registros no período das 22h às 6h. Já neste ano de 2017, de janeiro até agora não tivemos nenhuma reclamação no período das 22h às 6h. Portanto, iremos manter o plantão das 8h às 17h, de segunda a sexta, nos demais horários fica de sobreaviso a regional de Criciúma”, registrou.
“Lauro Müller está muito bem cuidado pela Celesc. Conforme a Anel, Lauro Müller é a quarta cidade de Santa Catarina melhor atendida pela Celesc. O que precisamos é finalizar o processo de interligação da rede direto com o município de Orleans. Dentro de poucos meses estaremos finalizando a instalação do regulador de tensão para que quando necessário, em casos de emergência, possamos fazer a manobra de energia utilizando a subestação de Orleans, reduzindo assim o tempo de espera quando há falta de energia”, acrescentou Enaldo.
Ouça na íntegra a sessão desta segunda-feira:
Contas do ex-prefeito Fabrício Kusmin Alves foram aprovadas por unanimidade
Na ordem do dia, os vereadores apreciaram um projeto de lei, um projeto de resolução e dois projetos de decreto, todos aprovados por unanimidade: Projeto de Lei nº 34/2017, de autoria Executivo, que dispõe sobre a transferência de recursos necessários para manutenção do Serviço de Verificação de Óbitos – SVO.
Projetos de Decretos nº 2/2017 e nº 3/2017, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o julgamento das contas da Prefeitura Municipal de Lauro Müller, relativas aos exercícios de 2014 e 2015 do ex-prefeito Fabrício Kusmin Alves. Os relatórios vieram com parecer recomendando aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE.
Projeto de Resolução nº 2/2017, de autoria da Mesa Diretora, que altera dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Lauro Müller.
Indicações
Nº 65/2017 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, providenciar o transporte público para as voluntárias dos clubes de mães de nossas comunidades que vem participar dos cursos na sede do município. Justificativa: Entendemos que nossas voluntárias já fazem um trabalho sem custos para o município, não podendo assim, tirarem dinheiro do próprio bolso para gastos adicionais. Elas, na sua maioria, tem que pagar transporte para chegarem até o Centro e fazer o curso referente a suas obrigações como voluntárias, para melhorarem as ações e trabalhos sociais que é de responsabilidade do Executivo Municipal.
Nº 66/2017 do Vereador Pedro Luiz Machado, determinar ao Departamento Municipal de Trânsito que coloque placas de proibido estacionar no trecho da Rua Antonio Madeira, lado direito, sentido Centro/Arizona, defronte ao estabelecimento comercial do senhor Santo Ferreira, no bairro Arizona.
Nº 68/2017 do Vereador Anderson Antonio Bez Batti, efetuar roçada e capinagem ao redor da paradas de ônibus em Palermo, Itanema, Arizona.
Requerimentos
Nº 17/2017 do Vereador Pedro Luiz Machado, Envio de oficio ao Superintendente Regional do DEINFRA, Senhor Lourival Pizzolo, para que sejam instaladas duas lombadas na Rodovia SC 446, em Quilômetro Um, uma defronte a entrada para a Rua Paulo Gabriel e outra próximo ao Conjunto Habitacional Cohab I, meia pista, sentido Barro Branco à Lauro Müller, a cem metros do “Bar do Marcelinho”, atendendo abaixo assinado dos moradores em anexo.
Nº 18/2017 do Vereador Pedro Luiz Machado, Envio de oficio ao Superintendente Regional do DEINFRA, Senhor Lourival Pizzolo, para que seja pintado um “trevo alemão” na Rodovia SC 390, nas proximidade da Ponte “Miro Mendes”, acesso ao Fórum da cidade e providenciar os reparos nos pontos de erosão nos boeiros que foram destruídos com nas enxurradas de janeiro e estão na eminência de provocar um grave acidente.
Nº 19/2017 dos Vereadores José Antonio De Bettio, Anderson Antonio Bez Batti, Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn, José Cambruzzi, Luciano Leodato, Manoel Leandro Filho, Pedro Luiz Machado e Walmir Fontanella Fabro, envio de oficio ao Superintendente Regional de Negócios da CASAN, Senhor Vilmar Tadeu Bonetti, convidando-o a participar de uma Sessão nesta Casa, afim de esclarecer dúvidas relativas as obras de esgotamento sanitário, em Lauro Müller.
A Casa Legislativa registrou também nesta sessão o recebimento de ofício do Gabinete do Prefeito Municipal solicitando a devolução do Projeto de Lei nº 36/2017, que cria, define e regulamenta o Programa “Leite é Vida” no âmbito da política municipal de assistência social.