A campanha de vacinação contra a Influenza na região da Amurel avançou com a realização do Dia D, no sábado, quando o número de doses aplicadas na região chegou a um total de 27.794, totalizando desde o começo da campanha até agora 77,8% dos pacientes em grupos prioritários já imunizados. Entre as Regionais de Saúde do Estado, Tubarão é a terceira com melhor desempenho.
Na Regional de Saúde de Tubarão, desde o começo da campanha, 77,81% das pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas. Na Regional de Laguna, quarta do Estado com melhor índice, 74,70% das doses foram aplicadas. Já na Regional de Braço do Norte, com quinto melhor desempenho em SC, 74,17% das pessoas já foram imunizadas.
Em Santa Catarina, mais de 115 mil receberam a vacina no Dia D, e cerca de 67% do total de 1,6 milhão de pessoas foram vacinadas. O objetivo é chegar a 90% até o dia 26 de maio, quando a campanha será encerrada. A baixa adesão à campanha vem causando preocupação à Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, principalmente porque os casos da doença aumentaram, bem como o número de óbitos.
Até o momento, na Amurel, entre os pacientes dos grupos prioritários, apenas o dos idosos atingiu a meta de 90% das pessoas vacinadas. Até a última terça-feira, a campanha de vacinação contra a Influenza em Tubarão havia imunizado 31% das crianças entre seis meses e quatro anos. Segundo dados do DataSus, o percentual cresceu para 51% até ontem. Já entre trabalhadores da área da saúde, o aumento foi de 60% para 63,52% de terça-feira a sábado. Entre as gestantes, de 38% para 60,42%, e de 75% para 87,12% entre as puérperas. Já no grupo dos idosos, o aumento foi de 80% para 90,74%.
Na Cidade Azul, até ontem, conforme o DataSus, 16.296 doses foram aplicadas para os grupos prioritários, totalizando 76,61%.
Quem deve tomar a vacina
Fazem parte dos grupos que devem receber a dose crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos de idade), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais. A campanha será finalizada no dia 26. A vacina é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde para as pessoas pertencentes aos grupos relacionados acima.
Com informações do Jornal Diário do Sul