Uma nova assembleia da categoria acontecerá nesta terça (09), em Florianópolis.
Em Assembleia realizada no começo da tarde desta segunda-feira (08), os trabalhadores dos Correios de Santa Catarina decidiram manter a greve e realizar nova assembleia nesta terça-feira, as 13 horas, na Praça XV, no Centro de Florianópolis. A Empresa de Correios e Telégrafos – ECT apresentou uma nova proposta na sexta-feira da semana passada, que foi descartada pelos trabalhadores. Na região de Criciúma, cerca de 60% dos trabalhadores aderiram a paralisação.
De acordo com o sindicato, nenhum dos pontos apresentados da pauta de reivindicação foi efetivamente atingida. Entre os itens da proposta está a realização de um novo Programa de Demissão Incentivada (PDI) para suspender uma possível demissão motivada, mas que vai agravar o problema de efetivo no quadro funcional.
Conforme a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), os trabalhadores contestam também a mudança do atual plano de saúde para um novo modelo. Atualmente, os trabalhadores pagam 7% do plano e os 93% bancados pela empresa.
De acordo com o presidente da empresa, Guilherme Campos, atualmente o plano de saúde atende todos os funcionários, seus dependentes, cônjuges e pais. Em 2015, por exemplo, a companhia fechou o ano com prejuízo de R$ 2,1 bilhões, sendo R$ 1,6 bi causado pelo plano de saúde de seus empregados.
Com informações do Sintect