Geral

Dia Internacional da Cruz Vermelha: unidos em prol das pessoas

Data alusiva ao movimento traz à tona a importância da solidariedade na causa humanitária.

Dia Internacional da Cruz Vermelha unidos em prol das pessoas

Foto: Lucas Colombo/Especial/DN

Humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade. Estes são os princípios da maior rede humanitária do mundo, a Cruz Vermelha, que tem como missão trazer alívio ao sofrimento humano, proteger as vidas e a saúde de populações.

Presente em todos os países, o movimento é destaque neste 8 de maio, com o Dia Internacional da Cruz Vermelha. A data foi escolhida por ser o aniversário de Jean-Henri Dunant (Genebra, 8 de maio de 1828), filantropo suíço co-fundador da instituição.

O presidente da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes de Souza, ressalta que a maioria dos estados brasileiros possui Cruz Vermelha e, em Criciúma, o movimento é bastante atuante. “Em 2016 atuamos em 43 ações e 12 projetos de campanhas. Damos apoio, logística, participamos e apoiamos eventos, que beneficiam a população da Região Sul e da Região Serrana. No ano passado, com a ação da Equipe Multi-Institucional, beneficiamos aproximadamente 55 mil pessoas, envolvendo 120 voluntários e 28 instituições e ONGs”, lista.

Alimentos para entidades

Neste domingo (7), por exemplo, Almir estava envolvido numa das ações da Cruz Vermelha, o Ingresso Solidário que, desde o ano passado, já arrecadou 15 toneladas de alimentos. “A cada show, conseguimos arrecadar cerca de 3 mil quilos de alimentos, que, depois de triagem, são entregues em asilos, creches e casas de apoio”, comenta.

Precisa-se de voluntários

A Cruz Vermelha nasceu do voluntariado, de pessoas que entendiam que é preciso fazer mais pelo próximo. Atualmente o movimento em Criciúma está engajado na Campanha do Agasalho e, segundo Almir, a iniciativa precisará de pessoas que se coloquem à disposição não apenas para doar roupas, mas também um pouco de tempo e de trabalho.

Os interessados em trabalhar como voluntários podem falar diretamente com Almir Fernandes através do (48) 99954-1370 ou ainda pelo email cruzvermelhacriciuma@gmail.com e pela página da entidade no Facebook.

A Cruz Vermelha de Criciúma tem 32 anos e entre as atividades de maior destaque estão a Campanha do Agasalho, a Farmácia Solidária e a campanha para captação de córneas. “Somos bastante atuantes também quando ocorrem desastres, como o vendaval que atingiu Capivari de Baixo e Tubarão. Doamos muitos donativos”, lembra Almir.

Com informações de Bruna Borges / Portal DN Sul

Notícias Relacionadas

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Com mais de 1,5 mil doações, Campanha do Agasalho supera expectativa em Orleans

Ação foi promovida em parceria entre a Ordem DeMolay, a CDL de Orleans e a CDL Jovem do município.

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.

Mercado Solidário ultrapassa expectativas e arrecada mais de 10 toneladas

Com este resultado, as doações arrecadadas ao longo de todas as edições chegam as 37,1 toneladas.