Mais de 170 pessoas compareceram na 12ª Jornada Médica neste fim de semana.
O fim de semana foi de conhecimento científico e troca de experiências em mais uma edição da Jornada Médica da Zona Carbonífera – RMZC realizada na Associação Empresarial de Criciúma – Acic. Em sua 12ª edição, o evento trouxe aos mais de 170 participantes, médicos e estudantes de medicina de toda a região, debates em urgências e emergências médicas.
O tema escolhido ocorreu pela importância desta especialidade no primeiro atendimento aos pacientes nos prontos-socorros. A capacitação dos profissionais emergencistas gera a diminuição do número de mortes dos pacientes que são encaminhados aos hospitais da região.
Para a palestra de abertura, o convidado foi o coordenador regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, Vanderlei Damin. O médico destacou a melhor maneira de utilizar o serviço de suma importância aos cidadãos, além de detalhar o funcionamento interno do serviço. De acordo com Damin, mais de 925 mil habitantes são atendidos pelo Samu em 45 municípios da região. Somente em 2016, foram geradas 44.610 ocorrências.
A medicina nas urgências e emergências médicas nas especialidades de pediatra, obstetrícia, clínica médica e cirúrgica também estiveram presentes nesta Jornada Médica. De acordo com o presidente da Regional Médica da Zona Carbonífera – RMZC, Alexandre Faraco, além de palestrantes de Florianópolis e de Porto Alegre, profissionais formados na região também se apresentaram.
“Isso muito nos orgulha, ver profissionais mostrando todo o seu conhecimento adquirido na região e durante a sua especialização. Este evento deve-se muito aos acadêmicos”, frisa. De acordo com o presidente, provavelmente a próxima administração da Regional Médica contará com uma diretoria acadêmica. “Os alunos terão a oportunidade de organizarem encontros científicos e a Regional Médica poderá promover jornadas cada vez melhores com o auxílio dos estudantes”, complementa Faraco. A edição deste ano contou com o apoio da Liga de Medicina de Urgência da Unesc – Lamu.
Colaboração: Douglas Saviato / Novo Texto Comunicação
[soliloquy id="220403"]