Geral

Projeto para ampliar pista será elaborado para o Aeroporto Regional, em Jaguaruna

Projeto para ampliar pista será elaborado para o Aeroporto Regional, em Jaguaruna

Foto: Divulgação / DS

O governador Raimundo Colombo deve assinar nos próximos dias a ordem de serviço para a elaboração do projeto de ampliação da pista do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Este é um dos primeiros passos para que o local passe a operar com transporte de cargas.

Segundo o diretor de Transportes da Secretaria de Infraestrutura do Estado, José Carlos Müller, a elaboração deste projeto deve durar aproximadamente quatro meses. “Com o projeto pronto, nós teremos a noção exata dos custos da obra e poderemos, a partir disso, buscar os recursos para a execução”, comenta José Müller.

De acordo com o gerente geral da RDL Aeroportos, Fernando Castro, a ampliação da pista contempla a terceira e última fase da estruturação do aeroporto e está atrelada à construção de um terminal de cargas.

Fernando detalha que o projeto prevê que a pista seja ampliada em um quilômetro, passando de 2.500 para 3.500 metros. “Com isso, o aeroporto de Jaguaruna terá a terceira maior pista do país e vai poder operar com qualquer tipo de avião, sem restrição de peso”, afirma Fernando Castro.

A principal mudança será a possibilidade de realizar transportes de cargas, o que, segundo o gerente da RDL, deve impulsionar a economia regional. “Na verdade, com o aeroporto transportando cargas, ele vai ser o vetor econômico não só da região, mas de todo o litoral do Estado”, comenta.

Mas ainda é preciso esperar. Depois da conclusão do projeto, é preciso que ele seja aprovado pela Assembleia Legislativa estadual e os recursos para a execução sejam captados, além do tempo de licitação da própria execução da obra.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

AO VIVO: Tribunal julga Moisés pelo caso dos respiradores

A sessão acontece por videoconferência, devido ao risco apresentado pela pandemia.

Ala materna do Hospital Materno Infantil Santa Catarina será inaugurada após 21 anos

Criciúma e região ganham o seu hospital infantil. Inauguração ocorre neste sábado (1) e os primeiros partos serão realizados a partir do dia 17.