O governador Raimundo Colombo deve assinar nos próximos dias a ordem de serviço para a elaboração do projeto de ampliação da pista do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Este é um dos primeiros passos para que o local passe a operar com transporte de cargas.
Segundo o diretor de Transportes da Secretaria de Infraestrutura do Estado, José Carlos Müller, a elaboração deste projeto deve durar aproximadamente quatro meses. “Com o projeto pronto, nós teremos a noção exata dos custos da obra e poderemos, a partir disso, buscar os recursos para a execução”, comenta José Müller.
De acordo com o gerente geral da RDL Aeroportos, Fernando Castro, a ampliação da pista contempla a terceira e última fase da estruturação do aeroporto e está atrelada à construção de um terminal de cargas.
Fernando detalha que o projeto prevê que a pista seja ampliada em um quilômetro, passando de 2.500 para 3.500 metros. “Com isso, o aeroporto de Jaguaruna terá a terceira maior pista do país e vai poder operar com qualquer tipo de avião, sem restrição de peso”, afirma Fernando Castro.
A principal mudança será a possibilidade de realizar transportes de cargas, o que, segundo o gerente da RDL, deve impulsionar a economia regional. “Na verdade, com o aeroporto transportando cargas, ele vai ser o vetor econômico não só da região, mas de todo o litoral do Estado”, comenta.
Mas ainda é preciso esperar. Depois da conclusão do projeto, é preciso que ele seja aprovado pela Assembleia Legislativa estadual e os recursos para a execução sejam captados, além do tempo de licitação da própria execução da obra.
Com informações do Jornal Diário do Sul