Geral

Cartório Eleitoral inicia atendimento biométrico, em Orleans e Lauro Müller

Atendimento biométrico cartório eleitoral Foto Divulgação

Foto: Teresa Maia / TRE

O Cartório Eleitoral da 23ª Zona, que atende os municípios de Orleans e Lauro Müller, está, desde o último mês, operando com os equipamentos para realização de atendimento biométrico. Isso significa que, de agora em diante, aqueles que comparecerem ao cartório para atendimento (primeiro título de eleitor, transferências, mudança de nome, segunda via, etc.) terão suas impressões digitais e fotografia coletadas.

“Com isso, nas próximas eleições, serão identificados para votar mediante reconhecimento da impressão digital.
Por enquanto, o cadastro biométrico não é obrigatório. Porém, no futuro, em data a ser estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral, todos os eleitores de Lauro Müller e de Orleans serão chamados a fazer esse tipo de cadastramento”, explicou o chefe de Cartório, Fábio Mendes dos Santos.

O atendimento biométrico leva aproximadamente 25 minutos. O eleitor que quiser se antecipar e já se cadastrar biometricamente pode comparecer ao Cartório Eleitoral munido de comprovante de residência recente emitido nos últimos três meses e documento com foto. Os homens com 18 anos ou mais que pretendem retirar o primeiro título devem portar também o comprovante de quitação com o serviço militar.

É possível e recomendável agendar atendimento pelo site da Justiça Eleitoral, neste link. “A identificação biométrica tem por objetivo conferir maior segurança ao processo de votação, pois impede que um eleitor vote no lugar de outro”, destacou Fábio.

O Cartório Eleitoral fica localizado na Rua Antônio da Silva Cascaes, nº 520, na área central de Orleans. O atendimento é das 12h às 17h30min, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é (48) 3466-1880.

Notícias Relacionadas

PSD, PP e PSB

Colombo anuncia transição de cargo para vice e renúncia para concorrer ao Senado em abril

Governador detalha os planos políticos e a sucessão do Estado para Eduardo Pinho Moreira.

MPSC denuncia servidoras que se candidataram apenas para usufruir de licença remunerada

Elas foram candidatas a vereador no Município de Ermo em 2016, mas não disputaram efetivamente a eleição. Uma delas obteve apenas um voto e a outra nenhum.

Dilema Progressista

O analista político e colunista Vilmar Dal Bó comenta sobre a mobilização em torno da pré-candidatura do ex-governador Esperidião Amim e as coligações pelo Estado