O período de vacinação se estende até o dia 26 de maio, com o “dia D” ocorrendo no dia 13 de maio.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller segue com os trabalhos da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que iniciou no último dia 17 de abril. Desde o início da campanha até esta quarta-feira (26), foram imunizadas no município 1.221 pessoas, o que corresponde a 40,69% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. O público-alvo que mais foi vacinado até o momento foi o dos idosos – 53,24%.
O período de vacinação se estende até o dia 26 de maio, com o “dia D” ocorrendo no dia 13 de maio. A novidade deste ano é que os professores começaram a integrar os grupos prioritários. Além de idosos e professores, fazem parte dos grupos prioritários gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas e profissionais da área da saúde.
Conforme a secretária Municipal de Saúde, Carla Zabotti Dias, todas as unidades de Estratégia Saúde da Família do município estão participando da campanha de vacinação. As pessoas dos grupos prioritários podem procurar a unidade mais próxima de sua residência no horário das 8h às 12h e das 13h às 15h. No “dia D” sábado, dia 13, o horário será das 8h às 17h sem fechar ao meio dia.
Sobre a vacina
A composição da dose foi planejada para proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: H1N1, H3N2 e Influenza B.
A vacinação para os grupos prioritários é gratuita. A proteção é garantida depois de 15 dias da aplicação da vacina. Além da aplicação, outros cuidados para evitar contaminação são: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos pessoais.
Colabporação: Assessoria de Comunicação – Governo do Município de Lauro Müller