Segurança

Tortura à idosa de 89 anos é investigada, em Tubarão

A denúncia de que uma idosa de 89 anos foi alvo de tortura está sendo investigada pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso – Dpcami de Tubarão. A idosa, segundo a polícia, apresentava vários hematomas, além de marcas de queimadura no braço.

O caso chegou até a delegacia depois que a idosa foi levada por uma sobrinha para uma casa de repouso. Lá, os funcionários da casa realizaram exames – ação comum para admitir um idoso no local. Na avaliação física da mulher, foi constatado que ela havia sido alvo de tortura.

De acordo com o delegado da Dpcami de Tubarão, Felipe Samir Ferreira Andrade, o caso segue sob investigação. “Já existe um suspeito (para a tortura), que se evadiu para o Rio Grande do Sul. Também existe a possibilidade de ter sido auxiliado por outra mulher”, antecipa o delegado, e completa que outras informações seguem sob sigilo por conta da investigação.

Amanhã, segundo o delegado, as investigações devem ser concluídas e o pedido de prisão preventiva dos envolvidos deve ser feito. O Disque 100, canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, responsável pelo recebimento de denúncias de violações de direitos, registrou mais de 12 mil denúncias de violência contra a pessoa idosa em 2016.

Maus-tratos a idoso é crime

A violência praticada contra pessoas idosas não é concretizada somente por atos de violência física e maus-tratos. O artigo 4º do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) estabelece que “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. As penalidades para crimes praticados contra o idoso variam entre detenção e multa ou reclusão e multa, de seis meses a 12 anos, de acordo com a gravidade do tipo penal e as consequências do crime.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Famcri em parceria com voluntários resgata 40 animais com indícios de maus tratos em Criciúma

Ação com apoio da Policia Militar, Polícia Civil e ONGs Protetoras de Animais recolheu 37 cachorros e três gatos em residência no bairro Progresso

Idosa de Lauro Müller encontra na pintura a companhia durante quarentena

Dolores faz parte dos grupos da melhor idade Vida e Alegria, que tiveram as atividades suspensas pela pandemia.

Polícia Civil prende dois homens suspeitos de homicídio de idosa em Grão-Pará

O crime ocorreu no dia 4 de agosto, quando a idosa foi atingida com um tiro

Polícia Militar de Sangão atende ocorrência de maus-tratos a animal doméstico

O responsável foi identificado e responderá a um Termo Circunstanciado