As atividades do Terminal Pesqueiro Público de Laguna – TPPL podem ser encerradas em 90 dias. A decisão é da Companhia Docas do Estado de São Paulo – Codesp, que administra o espaço, caso não haja um convênio com o Ministério da Indústria e Comércio.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Laguna, Mauro Candemil, na tarde de ontem.
De acordo com Candemil, ele esteve em Santos (SP), na terça-feira, onde foi informado da situação pela empresa. Segundo o prefeito, a empresa alega que não tem mais como manter os custos do terminal. “Eles têm um déficit mensal de R$ 454 mil e precisam firmar o mais rápido possível um convênio com o Ministério da Indústria e Comércio”, informa Candemil.
Caso o convênio não seja formalizado e que o ministério não aporte apoio à Codesp, no prazo estipulado, a empresa deixará a gestão. “Então, teremos o terminal fechado e cerca de 200 lagunenses desempregados, além de ter um déficit volumoso na economia da cidade”, analisa o prefeito.
Paralelamente, Candemil diz que procurou o governo do Estado para que possa auxiliar nas tratativas. “Precisamos viabilizar este convênio. Para isso, estive em contato com os governantes do Estado e estamos engajados para que essa desativação não se efetive. Preciso da ajuda de todos”, salienta o prefeito, e completa que se cogita que o Estado assuma a administração do terminal.
Com informações do Jornal Diário do Sul