Quem representará a instituição de Orleans será o museólogo, Idemar Ghizzo, que receberá a homenagem no Plenário da própria Alesc a partir das 19h.
Em homenagem aos 140 anos de colonização italiana no sul catarinense, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc fará uma sessão especial na noite desta quarta-feira (26). O Centro de Documentação Histórica Plínio Benício, localizado na Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, será uma das entidades homenageadas na noite.
A sessão, convocada pelo deputado Cleiton Salvaro, homenageará cerca de 30 pessoas. Quem representará a instituição de Orleans será o museólogo, Idemar Ghizzo, que receberá a homenagem no Plenário da própria Alesc a partir das 19h.
O evento, que se introduz num programa mais amplo, incluindo visitas ao local em que chegaram as primeiras famílias de imigrantes em 28 de abril de 1877, é coordenado pelo – Comitê das Associações Venetas de Santa Catarina – Comvesc, entidade oficial que representa os descendentes Venetos de Santa Catarina na Região do Veneto, Itália.
Conforme a Presidente do Comvesc, Fabiola Maria Prado Cechinel, a homenagem ao Centro de Documentação Histórica será uma forma de reconhecer a atenção e parceria ao receber pessoas do mundo todo. “Nos oferece uma maior valorização para com a cultura italiana, além de enaltecer ainda mais esta importante etnia para o desenvolvimento do nosso estado”, disse Fabiola.
Devido a comemoração do aniversário da Imigração italiana em Santa Catarina, a apresentadora da emissora de TV italiana, RAI, Suor Myrian Castelli, visitará na manhã desta quarta-feira, 26, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e o Centro de Documentação Histórica Plínio Benício.
Colaboração: Ascom Unibave