O edital de licitação para concessão do trecho Sul da BR-101 para a iniciativa privada deve sair ainda neste ano. Segundo a Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, o governo federal pretende fazer a concessão de todo o trecho, que vai de Palhoça até a divisa com o Rio Grande do Sul.
Na prática, a medida vai significar a implantação de pontos de pedágio, já que as pistas serão administradas pelo setor privado. No total, serão 348 km de concessão.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT ainda não definiu os locais das praças de pedágio, mas estima um valor em torno de R$ 5 para 50 km.
Antes do lançamento do edital de licitação, serão realizadas audiências públicas com a população para que o projeto seja apresentado.
Conforme a Secretaria de Planejamento do Estado, que atua junto com o governo federal nesse projeto, a concessão da BR-101 Sul visa à melhoria das marginais do trecho. Uma das intenções é que elas tenham as mesmas condições que as pistas principais, para que, com isso, o tráfego local ocorra por elas.
Conforme informações do Jornal Diário do Sul, a duplicação do trecho Sul da BR-101 terminou no ano passado, com a conclusão das obras complementares do túnel do Morro do Formigão e a entrega da ponte Cavalcanti, em Tubarão, que representavam o último gargalo da rodovia.