A Prefeitura de Criciúma tem um crédito de R$ 120 milhões com as 50 empresas que mais devem impostos municipais. “Como o prefeito vai fazer para cobrar isso?”, indaga o vereador Ademir Honorato (PMDB), autor do pedido da listagem dos devedores, entregue faz alguns dias pelo Executivo.
“E por qual razão o município ainda não ajuizou essas cobranças?”, reforçou, antecipando o próximo requerimento. “Vamos pedir hoje detalhes sobre as providências que estão sendo tomadas”, anunciou. Honorato revela, ainda, que muitas das empresas que constam na lista das maiores devedoras mantém contratos de prestação de serviços com a própria prefeitura. “Isso não deveria acontecer”, ponderou.
O vereador lembra que, com R$ 120 milhões, a prefeitura poderia resolver problemas na saúde e na pavimentação de ruas, por exemplo. “Daria para fazer hospital, para asfaltar 100 quilômetros de ruas, para lajotar mais de 250 quilômetros”, calculou. “Ou ainda para construir mais de duas mil casas populares, construir umas 60 UPAs, ou mais de 1,5 mil salas de aula, ou até manter o bairro da Juventude por uns 50 anos”, concluiu.
Nomes de empresas não foram mencionados pelo peemedebista. “Estamos analisando os números. São eles que importam mais. Os nomes dos devedores são um problema do prefeito”, arrematou.
Com informações do Portal Engeplus