Educação

Pesquisador italiano profere palestra para alunos em Cocal do Sul

O pesquisador italiano abordou o tema "Microestrutura e evolução de fase durante a sinterização do porcelanato: efeito sobre o desempenho técnico”.

Os alunos do curso técnico em Cerâmica do Colégio Maximiliano Gaidzinski, CMG, participaram nesta terça-feira, 13, de uma palestra com o professor doutor Michele Dondi. O pesquisador italiano abordou o tema “Microestrutura e evolução de fase durante a sinterização do porcelanato: efeito sobre o desempenho técnico”. O encontro aconteceu na Unesc através do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais em parceria com o Senai e reuniu professores, alunos e público em geral.            

Para o aluno Lucas da Rolt, da 3ª fase do curso, a palestra foi bastante interessante porque mostrou as tecnologias atuais aplicadas ao porcelanato técnico. “O pesquisador com sua grande bagagem e experiência na área, nos possibilitou enquanto estudantes, a expandir nosso conhecimento, a ter melhor visualização do setor e a pensar em novos caminhos para o desenvolvimento do mesmo”, avalia.   

Dondi explicou sobre os aspectos tecnológicos de todas as etapas de produção do porcelanato, microestrutura do porcelanato, as fases desenvolvidas no processo de queima e o que influencia na qualidade do produto final. O pesquisador é professor do Instituto de Ciências e Tecnologia dos Materiais Cerâmicos, de Faenza, na Itália. Ele também é membro do quadro editorial de inúmeros veículos de comunicação internacionais da área cerâmica.

Maria Luiza Da Rolt/Imprensa do Colégio Maximiliano Gaidzinski