Nos feriados prolongados, é comum deixar a casa sozinha, o que facilita ação de criminosos. Confira algumas dicas de prevenção.
O feriadão de Páscoa, que para muitos começa já na quarta-feira e se estende até domingo, é sempre convite para uma viagem em família. Mas a tradição religiosa, símbolo de alegria com a lembrança da ressurreição de Cristo, pode se transformar em dor de cabeça caso alguns cuidados não sejam tomados para garantir a segurança da residência.
“Geralmente são pessoas que se preocupam em programar o passeio, mas se esquecem de pensar na segurança do lar. Isso facilita a ação dos criminosos, que percebem sinais claros de que a casa ficou abandonada por vários dias, criando assim uma oportunidade para o crime”, alerta o Coronel Márcio José Cabral, especialista na área de segurança, hoje na reserva da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Cabral destaca que entre os principais erros estão: deixar a casa com luzes acesas durante o dia ou totalmente apagadas à noite, esquecer brinquedos ou objetos no quintal durante vários dias seguidos, não comunicar um parente ou um vizinho para que monitore o local periodicamente. “São ações simples, mas que inibem os marginais”, reforça.
Rede de Vizinhos
Hoje a Rede de Vizinhos, da PMSC, é uma boa alternativa para aqueles que buscam segurança na hora de viajar. O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade. Qualquer atitude suspeita é informada e repassada aos policiais que fazem parte do grupo de ação localizada.
Apoio da iniciativa privada
Com o aumento da criminalidade, muitas vezes o Estado não consegue estar presente em todos os lugares. Com isso, o mercado da segurança privada ganhou força nos últimos anos. A grande demanda tornou a oferta de serviços mais acessível a uma boa parte da população. “Custos com monitoramento humano, eletrônico, câmeras e alarmes podem ser divididos entre a comunidade ou até patrocinados por pequenas empresas de bairro, como é o caso do Monitoramento Perimetral”, explica Volnei da Silva, responsável pelo setor de qualidade das Empresas Tecserv de Criciúma.
No Monitoramento Perimetral homens-ronda instalados e equipados em pontos estratégicos supervisionam áreas residenciais e comerciais de diferentes bairros. “A cidade é divida em perímetros e os profissionais mantêm contato constante com o quartel-general da empresa. Um equipamento de última geração chamado bastão de ronda, com tecnologia GPS, gera relatórios em tempo real do que acontece e qualquer ação suspeita gera deslocamento de uma equipe de apoio”, explica Davi Teixeira, proprietário das Empresas Tecserv.
Confira outras dicas de segurança ao viajar:
– Desligue equipamentos, tome providências de fechamento da casa;
– Deixe uma chave de casa com alguém de confiança;
– Desligue ou diminua o som do telefone/interfone;
– Deixe a casa limpa, principalmente o quintal.
Colaboração: Douglas Nazario | NBcom