Geral

Feriadão: mantenha a casa segura ao viajar

Nos feriados prolongados, é comum deixar a casa sozinha, o que facilita ação de criminosos. Confira algumas dicas de prevenção.

 

Foto: Divulgação

O feriadão de Páscoa, que para muitos começa já na quarta-feira e se estende até domingo, é sempre convite para uma viagem em família. Mas a tradição religiosa, símbolo de alegria com a lembrança da ressurreição de Cristo, pode se transformar em dor de cabeça caso alguns cuidados não sejam tomados para garantir a segurança da residência.

“Geralmente são pessoas que se preocupam em programar o passeio, mas se esquecem de pensar na segurança do lar. Isso facilita a ação dos criminosos, que percebem sinais claros de que a casa ficou abandonada por vários dias, criando assim uma oportunidade para o crime”, alerta o Coronel Márcio José Cabral, especialista na área de segurança, hoje na reserva da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

Cabral destaca que entre os principais erros estão: deixar a casa com luzes acesas durante o dia ou totalmente apagadas à noite, esquecer brinquedos ou objetos no quintal durante vários dias seguidos, não comunicar um parente ou um vizinho para que monitore o local periodicamente. “São ações simples, mas que inibem os marginais”, reforça.

Rede de Vizinhos

Hoje a Rede de Vizinhos, da PMSC, é uma boa alternativa para aqueles que buscam segurança na hora de viajar. O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade. Qualquer atitude suspeita é informada e repassada aos policiais que fazem parte do grupo de ação localizada.

Apoio da iniciativa privada

Foto: Divulgação

Com o aumento da criminalidade, muitas vezes o Estado não consegue estar presente em todos os lugares. Com isso, o mercado da segurança privada ganhou força nos últimos anos. A grande demanda tornou a oferta de serviços mais acessível a uma boa parte da população. “Custos com monitoramento humano, eletrônico, câmeras e alarmes podem ser divididos entre a comunidade ou até patrocinados por pequenas empresas de bairro, como é o caso do Monitoramento Perimetral”, explica Volnei da Silva, responsável pelo setor de qualidade das Empresas Tecserv de Criciúma.

No Monitoramento Perimetral homens-ronda instalados e equipados em pontos estratégicos supervisionam áreas residenciais e comerciais de diferentes bairros. “A cidade é divida em perímetros e os profissionais mantêm contato constante com o quartel-general da empresa. Um equipamento de última geração chamado bastão de ronda, com tecnologia GPS, gera relatórios em tempo real do que acontece e qualquer ação suspeita gera deslocamento de uma equipe de apoio”, explica Davi Teixeira, proprietário das Empresas Tecserv.

Confira outras dicas de segurança ao viajar:

– Desligue equipamentos, tome providências de fechamento da casa;

– Deixe uma chave de casa com alguém de confiança;

– Desligue ou diminua o som do telefone/interfone;

– Deixe a casa limpa, principalmente o quintal.

 

Colaboração: Douglas Nazario | NBcom

 

Notícias Relacionadas

PRF inicia Operação Nossa Senhora Aparecida 2018

Em 2017, entre os dias 11 e 15 de outubro, a PRF registrou 146 acidentes, nos quais 152 pessoas se feriram e 03 morreram nos cinco dias de operação no estado.

Feriadão de Corpus Christi registra seis mortes nas rodovias federais de Santa Catarina

A Polícia Rodoviária Federal realizou Operação para coibir infrações e reduzir acidentes.

Luan Santana e presença vip de global atraem milhares de foliões em Laguna

Por volta de 22 horas, a concentração invadiu a avenida ao som de Juizo Final, abrindo a festa para quase 100 mil pessoas.

Feriadão de Carnaval terá alterações nos horários dos ônibus de Criciúma

Saiba quais são as mudanças nos horários do transporte coletivo durante os próximos dias