Essa foi a segunda manifestação realizada no local, buscando chamar a atenção para o possível descredenciamento do SUS.
Mais uma vez, funcionários e familiares de pacientes internados no Hospital Psiquiátrico Instituto de Saúde e Educação Vida – ISEV, no distrito de Rio Maina, em Criciúma, reuniram-se em uma manifestação. O ato ocorreu nesta quarta-feira (12), em frente à instituição, e teve como objetivo chamar a atenção do poder público para a situação vivenciada na unidade.
A antiga Casa de Saúde está prestes a suspender os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde – SUS, caso os repasses feitos à instituição não passem por reajustes. De acordo com o diretor administrativo da unidade, Marcelo Sottana, a ação foi promovida após novos problemas serem registrados no local.
“Essa manifestação foi organizada devido à situação que ainda está precária no hospital. O valor que eles repassaram este mês não deu para custear o valor da folha. Tive que pegar dinheiro emprestado para pagar o valor e não tenho dinheiro para a medicação”, destaca.
A falta de recursos seria motivada pela desatualização da tabela SUS, que aponta o repasse diário de R$ 49,90 por paciente. No entanto, conforme defendido pela instituição, o custo por dia é de R$ 149,35 por internação.
Com informações do Portal DN Sul