O projeto de extensão “Educação Ambiental com foco na Reserva Biológica Estadual do Aguaí” teve prosseguimento na tarde dessa segunda-feira (10), com a visita de três turmas de estudantes. Na reserva, os alunos fizeram trilha interpretativa em alguns pontos e leitura da paisagem, além de acompanhar as explanações sobre o local, suas características e a importância da preservação.
O projeto, elaborado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação desde 2016 e é desenvolvido com os estudantes da escola Miguel Lazzarin, da localidade de Rio Jordão, bem próximo da reserva. A Reserva Biológica Estadual do Aguaí tem uma área de mais de 7,6 mil hectares localizados na Serra Geral entre os municípios de Siderópolis, Treviso, Morro Grande e Nova Veneza.
“O projeto repassa o conhecimento sobre a importância da preservação e os estudantes se transformam em difusores desse aprendizado entre os familiares, amigos e visitantes”, destacou a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Adiles Lima. Conforme a coordenadora do projeto na Unesc, professora Mirian Martins, depois da visita à reserva estão programadas diversas atividades durante 2017, como conhecimento dos animais da reserva, mata ciliar, visita ao rio Mãe Luzia e ao museu de zoologia da Unesc.
Colaboração: Simone Costa / Comunicação Prefeitura de Siderópolis