Um projeto inviabilizado há anos, enfim, está prestes a ser realizado. O prefeito Noi Coral recebeu nesta sexta-feira (7) a visita de engenheiros técnicos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), de Florianópolis para vistoria do local, análise do terreno e esclarecer pendências sobre a aprovação da liberação de verba para a construção do Centro de triagem de resíduos recicláveis na cidade.
Para o Engenheiro da prefeitura, Jorge Leal, não existe nenhum empreendimento com esta característica no município e ajustado a este objetivo. “Agora é reordenar o projeto, atender as demandas, seguir os trâmites legais e na sequência entrar com o processo licitatório”, explica.
De acordo com o chefe da Divisão de Engenharia da FUNASA, Igor Sana, o mais importante é que o terreno está em nome da Prefeitura. “O local é adequado e está pronto para receber a obra”.
O Diretor Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (FUMAF), Natan Felipe de Souza relata que o galpão que será construído fará o recebimento e a separação dos resíduos recicláveis coletados no município. “Não há nenhuma central regularizada com licenciamento ambiental da FUMAF. Este será o primeiro e trará geração de emprego, arrecadação de impostos, evitaremos o uso de aterros sanitários, a população terá menor consumo de energia e os materiais serão inseridos de volta ao processo produtivo”, coloca.
O prefeito Noi Coral garantiu que assim que o projeto for assinado quer acompanhar de perto o andamento da construção do Centro de triagem. “É uma obra necessária para o município. Também serão usados recursos públicos e pretendo fiscalizar todo o processo juntamente com os engenheiros”, afirma. O local escolhido para a construção do galpão é o Bairro Canelinha, onde já existe um loteamento industrial.
Colaboração: Kênia Casagrande/Assessora de Comunicação