Geral

Arquiteta e urbanista ganhará prêmio alemão

Arquiteta e urbanista ganhará prêmio alemão

Foto: Divulgação

A arquiteta e urbanista Luani Martins Costa, formada pelo Centro de Educação Superior da Região Sul – Ceres, da Udesc em Laguna, desenvolveu um painel adaptável em forma de folha de planta que poderá ser aplicado em fachadas e coberturas de construções. Com isso, está entre os vencedores da 14ª edição do Textile Structures for New Building.

A cerimônia de premiação será realizada dia 9 de maio, na cidade alemã de Frankfurt, pela Techtextil, maior feira de têxteis do mundo, que reúne cerca de 42 mil visitantes e expositores de 102 países.

Composto por materiais de comportamento flexível, o painel de Luani promete ser uma solução sustentável, capaz de se ajustar facilmente às condições climáticas, como vento, chuva e incidência da luz solar.

Esse projeto pretende ajudar a solucionar problemas da indústria da construção, que atualmente é um dos setores que mais poluem e consomem energia. As fachadas, por exemplo, são responsáveis por mais de 40% da perda de calor no inverno e pelo aquecimento excessivo no verão.

Para evitar essas situações, o painel da egressa da Udesc Laguna tem propriedades importantes das folhas reproduzidas na sua membrana: autolimpeza, por meio da capacidade de repelir a água; mudança de cor e emissão de luz, por meio de polímeros crômicos e luminescentes; e capacidade de gerar eletricidade.

Com a aplicação de células solares orgânicas na superfície, é possível aproveitar a luz solar para produzir energia elétrica de um modo eficiente na estrutura do painel. “Essa característica faz analogia à captação da luz solar e à fotossíntese realizada pelas folhas”, explica Luani. Para desenvolver essa estrutura, ela encontrou inspiração no conceito de biomimética, ciência que adapta formas da natureza e comportamentos de seres vivos à realidade das construções.

Projeto

O projeto foi desenvolvido durante o primeiro ano do mestrado da arquiteta e urbanista em Construção e Reabilitação Sustentável, no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, em Portugal, na linha de pesquisa Estruturas Inteligentes.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Udesc suspende cronograma e prazos do Vestibular de Inverno devido ao novo coronavírus

Outro prazo adiado se refere ao lançamento do edital e ao início das inscrições, previsto para 1º de abril.

Botos símbolo de Laguna correm risco de extinção

Projetos para o Mar Grosso e acesso Norte são aguardados

Cáritas Diocesana promove bazar com roupas da Alemanha

Iniciativa, além de promover o uso consciente de peças, vai beneficiar projetos sociais da entidade.